domingo, 4 de novembro de 2007

Carta de uma aluna

Atualizado. cartas de duas alunas.

Os meus alunos não sabem que o blog existe, mal suspeitam que são personagens de posts e centro de discussões, crises, e relatos luluzísticos.

No entanto, a oitava série, a tal dos livros tristes, do Dostoiévski, etc. ( leia aqui) , me convidou para ser a paraninfa deles, na formatura. Fiquei bastante tocada, e resolvi mostrar o blog para essa turma que, afinal de contas, tá saindo do ginásio ( fundamental 2), e foi uma turma que me fez crescer e pensar muito. Eles adoraram, se sentiram chics e bcanas, e são mesmo.
Uma aluna depois foi pra casa e me escreveu assim:


"Estava eu aqui navegando pela internet, quando me lembrei de seu blog que mal havia visto, fui lá e pelo pouco que li quis comentar, não consegui, tentei mandar como depoimento, só para que você conseguisse ler ao menos, também não consegui, então anexei e estou te mandando como e-mail.
Beijos, ."

Resolvi colocar o e-mail aqui, para falar que é bom, é muito bom fazer algo que dá um sentido para a nossa existência. E que todo mundo fala tão mal da educação, da moçada que tá aí, de sei lá o que, de adolescentes chatos, mas olha só, que besteira. Chove bastante em São Paulo, mas hoje eu estou achando o mundo bonito.
Aqui, a carta que ela me escreveu, como era para ser um comentário pro blog, achei que devia publicá-la aqui:
Sabe nem sei se poderia estar escrevendo aqui, mas eu acabei me dando esta liberdade. Ultimamente eu tenho pensado muito (como se isso não ocorresse sempre) no que eu seria daqui a uns anos, e este ano que já está acabando foi muito bom pra eu analisar e avaliar as coisas e aprender tantas outras, e com você e "acabei" aprendendo realmente muito, e não foi um aprendizado qualquer, foram coisas importantes, e dentre as minhas opções de futuro acho que eu sempre acabava me espelhando em alguém, ou por influências de convivência, conversas e coisas do gênero, e não sei se você se lembra, mas num dos dias do rancho eu me lembro que você disse que ser professora era o seu jeito de ajudar o mundo, de tentar transformá-lo em algo melhor, e dentro de mim também há este mesmo desejo de ajudar o mundo, e nessas minhas perguntas sobre o meu futuro ás vezes chego a conclusão de querer ser professora como você e os meus outros, mas de português mesmo, pois mesmo tendo esses lado "chato" de gramática (desculpa) e tal, tem um lado mais profundo que desenvolve o aluno, que pode até chegar a ajudá-lo, a se encontrar e tal, e só queria te contar que você despertou este lado humano-professor em mim, e que mesmo não tendo acabado ainda eu vou sentir falta da sua presença nos meus dias escolares, obrigada.
Eu achei que "lado humano-professor" foi uma das coisas mais lindas que li nos últimos tempos.

e, outra aluna, escreveu assim, nos comentários:

Lu, não sei quem escreveu isso, pelo jeito me parece a Ana. Há algum tempo penso e quero te escrever algo que demonstre quão diferente você tornou minha vida. Todos os processos que você me fez passar me fizeram, muito embora de um jeito forçado, amadurecer. E eu sou muito grata por isso, e por todo o resto. Pouquíssimos professores, talvez nenhum, teria entendido, ou sequer ouvido, minhas bobas crises adolescentes em relação aos livros e projetos. Talvez nem acreditado nelas, pensando que seriam apenas uma desculpa para fugir de certas responsabilidades.
Para você, professora, dediquei um poema que você mesma me mandou fazer, dizendo homenagear os mentores que nos guiam por essa vida. Por você, escrevi na ficha de inscrissão pro médio, que queria ser professora porque estes tiveram mais influência sobre mim do que qualquer outra pessoa.
Tenho medo de ter sido mimada demais por você, e nunca mais achar outro mentor que me entenda tão completamente, e me acalme. Porém, levo comigo tudo o que aprendi com você, não só em relação à escola, mas também como pessoa, e tenho a certeza de que isso me ajudará sobre qualquer dificuldade.
Sentirei tua falta, de verdade. Beijo.



13 comentários:

  1. Ei, professor também é gente! Não os de Matemática (feito eu).

    Cheguei aqui cometendo Pequenos Delitos. Tudo é bom!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. que bela declaração! aqui também toca de jeito, ver o lado 'humano-professor' em um mundo cheio de 'técnicos-instrutores'.

    belissimo reconhecimento!

    ResponderExcluir
  3. Lado "humano-professor"
    que só quem é além, demasiado além do humano pode ser e ter.
    Ó Amada de todos!

    Há um comentário lá no irremissível Blake.

    caio. agora.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei aqui com olhos mareados. Que coisa bonita. Que sua aluna consiga manter essa humanidade. Parabéns a ti.

    ResponderExcluir
  5. Lu, não sei quem escreveu isso, pelo jeito me parece a Ana. Há algum tempo penso e quero te escrever algo que demonstre quão diferente você tornou minha vida. Todos os processos que você me fez passar me fizeram, muito embora de um jeito forçado, amadurecer. E eu sou muito grata por isso, e por todo o resto. Pouquíssimos professores, talvez nenhum, teria entendido, ou sequer ouvido, minhas bovas crises adolescentes em relação aos livros e projetos. Talvez nem acreditado nelas, pensando que seriam apenas uma desculpa para fugir de certas responsabilidades.
    Para você, professora, dediquei um poema que você mesma me mandou fazer, dizendo homenagear os mentores que nos guiam por essa vida. Por você, escrevi na ficha de inscrissão pro médio, que queria ser professora porque estes tiveram mais influência sobre mim do que qualquer outra pessoa.
    Tenho medo de ter sido mimada demais por você, e nunca mais achar outro mentor que me entenda tão completamente, e me acalme. Porém, levo comigo tudo o que aprendi com você, não só em relação à escola, mas também como pessoa, e tenho a certeza de que isso me ajudará sobre qualquer dificuldade.
    Sentirei tua falta, de verdade. Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Acho que esqueci a URL do meu blog. É essa: http://www.curraldamimosa.blogspot.com/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Lulu,
    São muito raros esse humanos-professores. O texto de sua aluna foi das coisas mais bonitas que li ultimamente. Gostaria, e desculpe-me a inveja, de ter na vida alguém que tivesse aprendido comigo o que essa aluna aprendeu com você. Algumas lições são para a vida. Gostoso a gente poder sentir-se assim importante.
    Parabéns!
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Acho que essa é a décima vez que eu tento comentar aqui, só pra contar que eu vim ler o seu blog e que, sei lá, falar que você merece, professora

    um beijo da sua aluna,
    Helena

    ResponderExcluir
  9. Luana, é por essas coisas que vale a pena a gente viver.
    Um beijo, menina

    ResponderExcluir
  10. Q lindo... Eu não contei para os meus que tenho um blog... e isso ainda não está nos meus planos. ;-)

    ResponderExcluir
  11. Realmente é emocionante para um professor perceber que seus alunos captaram a sua mensagem. Lindíssimo.Nenhum deles esquecerá vc.

    ResponderExcluir
  12. Já que agora seu blog virou ponto de comentários carinhosos dos alunos, acho que eu também posso... Não sei se sou uma pessoa marcante, daquelas que um professores conhece pela primeira vez e se encanta com o conhecimento, dúvidas, questões pessoias... Normalmente fico na minha e espero ser descoberta por coisas "incríveis" que acabo (ou não) fazendo... Não sei se você sabe Lu, mas eu aprendi muita coisa com você e com suas aulas... Deixei de ser aquela menininha (pronto! escapou que sou uma menina, não menino...) besta, acho que eu até cresci mais do que esperava... Esse monte de livros "difíceis" que a gnete leu não foi chato pra mim, acabei começando no embalo de ser a aluna que não atrasa com a leitura e me entreguei aos livros, aos conflitos que eles causavam... Sóque graças a Deus, não cheguei ao ponto de ter crisesinhas (ao meu olhar, todas um grande exagero) como outras pessoas por causa de um personagem! Bom Lu, o que mais aprendi com você (em termos de Português), com certeza foi a escrever. Não que minhas redações sejam maravilhosas mas eu acho que estão bem melhores... Que enfim eu consegui deixar aquele jeitinho criança e escrever coisas mais duras talvez... Com suas dicas e propostas de redações, acho que eu acabei me "descobrindo" como uma pessoa muito mais flexível em relação à textos. Ainda tenho problemas com a gramática, mas é só na parte da prática porque na teoria eu "sei" tudo. O mais importante que você deixou Lu, e agora eu acho que falo por toda minha classe, foi a sua paixão por dar aula, a sua fé que desta maneira você relamente está mudando vidas, está contribuindo para um mundo melhor, o que é incrível nos dias de hoje que quase tudo virou obrigação...

    Bom, era isso que eu tinha para dizer... Muito obrigada por ter se entregado da maneira que se entregou.

    ResponderExcluir