quinta-feira, 12 de abril de 2007

as coisas faladas

e então eu perguntei para a quinta série o que seria do mundo sem os substantivos, tanto os abstratos como os concretos.
E uma menina respondeu de maneira tão linda que eu pedi autorização e coloco aqui.

no mundo sem substativos abstratos os seres humanos não poderiam se expressar, pois sem os substantivos abstratos não haveria a felicidade falada, o amor falado, a raiva falada, o medo falado.


e para uma boa discussão, repleta de links bacanas, sobre essa história toda de escrever e ler... no flabbergasted, aqui.

8 comentários:

  1. sabe que até hoje me lembro de uma professora minha da escola. dava aula de português, redação e tal. até hoje. acho que vc é desse tipo... que fica. saudade. k

    ResponderExcluir
  2. Lulu, vim correndo do blog da Meg conhecer esta NOVA, NOVÍSSIMA blogueira, pelos comentários pertinentese me deparei com um blog maduro, sério e competentes. Parabéns. Voltarei.
    Por falar em tempos de escola, como disse o ANÔNIMO logo abaixo, me lembro do meu colégio, onde estudei interno e CATAGUAZES, Minas Gerais, e como meu sobre-nome é Lunadelli, meu apelido era Lulu. Eu detestava, pois era nome de moça, como você, de cachorrinho de madame, ou viado mesmo.Parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  3. K,
    dois beijinhos procê!!

    Eduardo,
    obrigada, mesmo!!
    volte sempre.
    e dois beijinhos procê também.
    Luana Lulu.

    ResponderExcluir
  4. a saudade era de vc, não da professora. k

    ResponderExcluir
  5. K,
    entendi querida... vc é boa na pontuação!! :)
    beijos,
    Lu.

    ResponderExcluir
  6. Lulu, como dizem os portugueses: Estou parva!
    Essa menina, tão querida, sua aluna, fez - numa frase - um tratado de Filosofia da Linguagem.
    Um dos mistérios absolutos, entre as perguntas para que não se tem resposta, está essa: é a linguagem
    que decorre do pensamente, ou o pensamento decorre da linguagem?
    (E claro que muitas outras, como se a linguagem é uma convenção, como nasceu a escrita, os significantes e os significados etc etc).
    Mas uma das coisas que mais me deixava aturdida era meus alunos não entenderem como se chegou a dizer e comunicar um pensamento feliz, uma gradual raiva ou desapontamento.

    Como eu poderia, apenas com o pensamento - isto é sem linguagem - tansmitir por exemplo o "amar mais e amar menos?"
    as intensidades, as quantidades qualificadas?

    Bom, é isso que chamo no email que talvez vc não tenha lido, vertigem perigosa, de vontade deslizante...:o) se a obedeço, nunca mais quero outra coisa:-)

    -=-=-=
    E é por isso que é importante ler.
    mas quem ensinou quem a ler?:o)))
    E isso é a vida.
    Dê por mim um beijo a sua aluna pois ela deve ter um *nome* , não é?
    :o****


    M

    ResponderExcluir
  7. M,

    a aluna chama-se Lorena. Fiquei impressionada com a resposta dela por isso mesmo, pelo poder de síntese e simplicidade com que ela falou algo tão profundo e sério. Achei lindo, e impressionante, essa consciência de que há a coisas, e as coisas faladas, bonito mesmo, né? E como saber se um aexiste sem a outra? Ou qual veio primeiro? ai, ai, ai...

    Tem onze aninhos, a querida, essa garotada às vezes impressiona. Na verdade impressiona sempre.

    Um beijo bem grande,
    vou checar os e-mails, ver se escapuliu algum.

    L.

    ResponderExcluir
  8. Realmente genial o comentário. A sua aluna resumiu 100 anos de filosofia, de Pierce à Wittgstein em uma frase...


    bj
    Carlos

    ResponderExcluir