segunda-feira, 15 de outubro de 2007

ensinar ou apender

Posto hoje um texto escrito por um dos professores mais bacanas que tive na vida, Maurício Mogilnik. Tive aulas com ele na quinta série, sexta, e no ensino médio também. Esse texto faz parte de um documento sobre a avaliação que ele propôs para a escola. Uma homenagem aos meus grandes professores , pelas oportunidades que eles me deram, de aprender e sair do meu mundinho.

"Ficamos muito, e durante muito tempo, preocupados com o ensinar.

A nossa tarefa é outra.

Nossa tarefa é propiciar ao nosso aluno oportunidades planejadas que favoreçam o desenvolvimento de capacidades, habilidades e atitudes que o transformem num cidadão.
Esta dimensão, a dimensão política do nosso fazer deve ser resgatada para justificarmos a nossa presença como categoria profissional.


Favorecer a transformação de crianças egocênricas em cidadãos é a função social que nos distingue das demais e da qual não podemos abrir mão sob pena de continuarmos sendo uma corporação anacrônica de doadores de aula, substituíveis por qualquer tio de plantão.

Uma vez, um velho rabino disse que os professores começam ensinando o que não sabem, depois de algum tempo ensinam o que já aprenderam, depois de mais algum tempo ensinam o que é importante e só depois de muito tempo percebem que sua tarefa não é a de ensinar mas a de criar condições para que os alunos aprendam.
Era sábio o velho rabino"


( Extraído do texto "Avaliação" do professor Mauricio Mogilnik)

8 comentários:

  1. Sou um Homem – e isso me deixa tão feliz !
    Bem melhor do que ser mulher safada,
    Dessas que engravidam por quase nada
    E depois levam a vida por um triz !!!...

    ResponderExcluir
  2. Lulu:

    e não ´é isso mesmo?!
    que texto lindo!

    ResponderExcluir
  3. Luana:
    Primeira vez que escrevo num blogger. E é uma boa primeira vez. Comecei a ver os textos de lulu na escola e fiquei encantado. Encantado com a lembrança do Maurício, com as belase sensíveis questões que você destaca. É impressionante esse pedaço de quererem literatura alegre, a que não deprime e por aí vai... Lerei tudo com muito cuidado. Abraços,
    Silvio

    ResponderExcluir
  4. Lulu
    o Maurício foi das pessoas com quem mais aprendi nessa nossa profissão-paixão. Vc sabe se ele tem coisas publicadas? Não me lembro de ter lido nada mais sistematizado dele, mas talvez seja porque me afastei do ensino fundamental/médio há exatamente 10 anos. Em 1997 deixei de aprender com o Maurício, escolhi outra faixa etária, mas nunca me abandonará a lembrança que tenho dele no espaço da escola. Ele me deu carona na primeira reunião que fiz com os professores de lá, eu estava apavorada com o desafio de ensinar ao lando de tão experientes colegas, e ele me contou coisas incríveis! ele sim, um velho rabino!

    ResponderExcluir
  5. Marcilio,
    ahn???

    Miranda, Bárbara, Alena,
    e não é?

    Ana,
    de fato, foi um privilégio enorme ter o Maurício como parte das nossas vidas.
    Ele sim!

    Silvio!
    Que bom! Fiquei super feliz com o seu recado e sua estréia aqui. Ainda que você foi, um dia, meu professor. Bonito, né?





    Um beijo bem grande a todos,
    Lu.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de seu blog e da mensagem do prof. Maurício, muito legal. Estou fazendo uma pesquisa sobre como as novas tecnologias podem agilizar e otimizar o aprendizado.(o tema é mais ou menos este, não é tão fechado). se me indicar links e literatura agradeço.Se passar em meu blog e der um pitaco também vou agradecer muito:
    http://stoa.usp.br/rudisantos/weblog/
    Obrigado
    Rudi(ah, faço biblioteconomia ne ECA/USP)

    ResponderExcluir