segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

um post de dois anos atrás

Voltei.
ao voltar, li um post escrito dois anos atrás, mais até, em fevereiro de 2008.
Muita coisa mudou, continuando morando sozinha, amei dois homens, moro sozinha de novo e estranho tudo de novo.
fica o de dois anos atrás, aos poucos, conto o que aconteceu nesse tempo. Ou não.
a volta é sem compromisso. é só porque eu lembrei, dde como escrever me faz bem.
e aí eu conto para os meus amigos que aos poucos vou aterrizando, que depois de quatro semanas morando sozinha um pouco da euforia inicial passou, assim como os estranhamentos. Já sei chegar e ir embora de casa sem estranhar não falar "oi, como foi seu dia? " ou "tchau, viu? volto mais tarde, fica bem." Já sei ligar quando estou me sentindo sozinha, sei de coisas novas que gosto e de coisas novas que não gosto. Sei que arrumar a casa, se cuidar, fazer faxina, ginástica, comprar salada, lavar salada, arrumar a cama, comprar água, pagar as contas, lavar a roupa, preparar aulas, corrigir redações, trabalhar e ser dá trabalho e ando muito muito cansada. Sei que não adianta comprar uma dúzia de bananas, três mangas e três pêras. Sei que quando acordo no meio da noite devo acender a luz, pegar um livro e ler até que o sono chegue de novo. Sei que é bom sempre ter iogurte em casa. Sei que fazer tudo isso é rotina para muita gente, mas fui muito bem cuidada nesses anos todos de casamento e sei que sinto falta de alguém cuidando de mim. Sei também que vale muito, muito mesmo ser verdadeira, e que todo esse caminho é não só necessário como também era o único possível, sei que ficamos amigos e sei que não podemos nos aproximar, não por enquanto. Sei que viver sem estar apaixonada é mais chato que viver estando apaixonada. Sei que uma tristeza às vezes vem, e que é normal, natural até. Sei que também vêm momentos de alegria e euforia. Sei que a opção por uma vida verdadeira é sempre a melhor possível, e que é uma opção difícil mas muito, muito compensadora. Sei que acho chato cozinhar só para mim, e sei que ficar comendo fora todos os dias em SP é muito caro, e geralmente, pouco saudável. Sei que paquerar e conquistar é gostoso e divertido, sei que muitas vezes não vale a pena sair do estágio da paquera. Sei que estou mais sábia, mais jovem e mais velha ao mesmo tempo, estou mais mulher e mais humana também. Sei que estou mais forte, sei que ando cansada, sei que é um baita esforço, mas daqui a pouco, talvez tudo isso, torne-se natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário