segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Para a ressaca

Sim, Gazpacho!!
Nesse calor, nessa ressaca, nesse período que nos põem todas loucas e à beira de um ataque de nervios.... Gazpacho.

Há várias escolas, mas vou contar de uma delas:

Pega-se tomates maduros e tenros, bem importante que estejam tenros e saborosos, pois a matéria prima é tudo. Se você tiver tempo, paciência e saco, pode até dedicar-se a tirar as peles das ditas frutinhas, assim como suas sementes, sempre fica melhor e mais leve, mas se a ressaca for brava e a paciência, limitada, pegue os tomates, corte-os em cubos e coloque-os, todos e inteiros, no liquidificador. Um pouco de azeite, alho, pimenta do reino moída na hora, pimentão ( mas há quem prefira picá-lo e deixar num potinho ao lado para que os comensais escolham se querem ou não pimentão), um pouquinho de cebola, crua mesmo, um punhadinho de sal. Se os tomates estiverem com muito suco, engrosse a sopa fria usando um pedaço de pão amanhecido, fica ótimo. Liquidifique tudo sem dó, e voilá, está pronta a sopinha. Para a incrementação, quem quiser, pode fazer potinhos com legumes picadinhos, como pepino por exemplo, para dar uma corzinha e alegria à essa sopa fria, já alegre por natureza.
Ótima para ressaca, antes e depois do porre, ótima para a digestão. Sobretudo, muito gostosa. Deixe na geladeira e vá bebendo durante o dia. Com 37 graus à sombra, excelente.


O homem não vive do que come, mas do que digere.
Victor Hugo

6 comentários:

  1. Essa vistosa e refrescante sopa é, com certeza, a companheira ideal para "o dia seguinte".

    ResponderExcluir
  2. Luuuuuuuuu , eu nem consigo ficar com ressaca! Se bem que fico bebado só com o cheiro de alcool em gel, mas tudo bem. kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. para que a greve comece a acabar vim ler um dos textos daqui. Li este, mas não quero mais ler receitas de pratos culinários, quero receitas de você.

    ResponderExcluir
  4. Filipe querido,
    a greve permanece...
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Mo,
    relatos do Rio em sua homenagem.

    ResponderExcluir