domingo, 22 de abril de 2007

faça sua parte

O blogue faça a sua parte propôs, para hoje, a seguinte blogagem coletiva:

"Esse ano, temos uma proposta a fazer para comemorarmos esse dia da Terra de modo a transformar essa que seria apenas uma homenagem lida e ouvida por nós humanos, em algo que a homenageada, a Terra, pudesse realmente perceber, sentir o quanto estamos a seu lado e lutamos por ela.

Como é até óbvio, o próprio nome do blog é um convite à ação. Pensamos somente em explicitar mais isso, com exemplos práticos e reais, de pessoas que estarão se esforçando para melhorar o seu modelo de consumo com vistas a uma melhoria do ambiente.

Propomos uma ação coletiva onde para a postagem do dia 22, a sugestão para quem for participar, é que faça um post onde se coloque uma sua meta a ser atingida no que se refere ao meio ambiente. Explicando melhor:

Cada um que postasse, poderia declarar a sua meta no que se refere a economia de recursos, a porcentagem de lixo separado, enfim, o que for. Exemplo: espero reduzir em 20 por cento meu consumo de combustível. Isso é um dado objetivo e mensurável. Alguém pode traçar como meta diminuir o consumo de água, ou o de embalagens, comprar menos supérfluos ou mesmo simplesmente andar mais a pé . Cada um fala do seu empenho no seu blog e o “Faça a sua parte” reúne os links no dia 22. Mas o objetivo também é o de ter uma meta que o “Faça a sua parte” possa noticiar ou linkar ao longo de todo ano. No próximo dia da terra, daqui a um ano, o “FSP” fará um grande balanço dos resultados."





Proponho aqui, então, em público, minhas metas pessoais. São bem simples, na verdade, e não é muita coisa, mas enfim...

1) Levar uma xícara própria para as escolas onde trabalho e parar de usar copinhos de plástico. Cada vez que bebo água, um novo copinho de plástico. São uns quatro por dia. Se a escola tem uns trinta professores, vai uma média de 120 copinhos por dia. Num precisa, ? Então, sempre me proponho a ter minha xícara pessoal, sempre me esqueço de levá-la. Aqui vai minha primeira meta: não usar mais copinhos de plástico no trabalho e quem sabe, até, influenciar pessoas.... :).

2) Reciclar mais, papéis, plástico e vidros. Tem um posto de coleta de recicláveis a três quarteirões da minha casa. Levo as garrafas de vinho, as latinhas de cerveja para lá de vez em quando. Minha meta: de vez em sempre, reciclar o que puder, sistematicamente.

3) Usar menos o carro, andar mais à pé. Dá perfeitamente para eu usar menos o carro do que uso. Fico na verdade com preguiça. Essa é uma meta boa porque além disso ajuda a diminuir o sedentarismo. Poderia ir para uma das escolas à pé, é uma caminhada de meia hora, vou a essa escola uma vez por semana. Seria um dia da semana sem usar o carro. Tá, essa é a minha terceira meta, a mais difícil de todas, vamos ver.






fonte das tiras da Mafalda:


http://mafalda.dreamers.com/


(para ler melhor as tiras, é só clicar na imagem)




fonfon
fonte das tiras da mafalada

12 comentários:

  1. Já eu proponho uma bobagem pra blogosfera: que tal todos aprenderem a usar "onde" e "em que"("na qual", "nos quais", "no qual")corretamente? Para ouvidos e olhos mais felizes.

    Quanto a essa proposta aqui, vou fazer minha parte: prometo diminuir a liberação de gás carbônico encurtando minha vida em pelo menos 50% do que meus genes permitiriam. Ou os remédios, verdade, porque, se eu fosse depender dos genes, já teria feito mais pela Terra. Shame on me. Eu confesso. Era pra eu ter emitido menos gás carbônico.

    k

    ResponderExcluir
  2. No ano que vem, completo 4 anos de blog e acostumei-me a ignorar as grosserias de anônimos.

    Prefiro mil vezes uma grosseria identificada a um k qualquer.

    ResponderExcluir
  3. Milton!!

    A K é pessoa queridíssima aqui no blog.

    Ela é leitora fiel, e é assim mesmo, meio mal humorada, se acha feia apesar de linda, essas coisas.

    Mas é ótima, amiga querida.

    Esse é o tipo exemplo onde a leitura do comentário por si só não dá conta do conteúdo. Num foi maldoso não Milton... a k sempre faz comentários assim, ONDE (acertei K? hahahaha)abundam (hihihi) ironias e reclamações com a vida.

    Ela é querida, num é um K qualquer não...

    beijos,
    Lu.

    ResponderExcluir
  4. K!!

    vc também heim? olha a sua proposta de K!! ai, ai....( cara de brava da tia lulu)

    emita sempre e por muitos anos ainda muito gás carbônico, viu querida?

    beijo,
    lu.

    ResponderExcluir
  5. Hahahah, eu, hein. Alguém se ofendeu. Alguém que faz sugestões pra vida dos outros e a do mundo, mas não aceita outras pra própria. Aliás, nem pensei nele. Nem vi de onde vc tirou o texto, já que leio seu blog e um ou outro, vc sabe.

    Se a carapuça serviu, ótimo! Será que teremos mais gente escrevendo bem no mundo?

    Lu, amiga querida, não precisava querer me defender. Farei um voto de silêncio e deixarei que todos se divirtam por aqui e não farei mais sugestões para uma vida melhor (inclusive contando com um português menos pior).

    Admiro sua postura sempre com meus comentários e sugestões. Sempre aceitas com a maior humildade e inteligência. Humildade por causa da inteligência, aliás. Porque a vida, Sr Ofendido, é uma troca.

    Passem todos bem.

    k

    ResponderExcluir
  6. ps: ele não falou que tinha aprendido a ignorar supostas grosserias de anônimos? por que se ofendeu então? hm, curioso.

    ResponderExcluir
  7. A lulu é da paz, então num vai colocar lenha nessa fogueirinha.
    Só um lance: K o Milton escreve bem pacas, precisa ver!! ( sério mesmo)
    e vc é sempre bem vinda aqui, cê sabe.


    Bom,
    beijos a todos,
    sem paciência para mal entendidos internéticos,
    Lulu.
    :)

    ResponderExcluir
  8. Desculpem pela bobajada que criei.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. nossa, só agora vi isso. é como você disse lá no blog do idelber, lulu: a linguagem às vezes nos atropela; e gera tantos mal-entendidos...

    k, num acredito que você é assim tão afeita às correções gramaticais... sério, tô bege.

    e o milton, ah, o milton é uma delícia, escreve bem pacas, é bem humorado.

    acho [mesmo sem ninguém ter perguntado; desculpe por meter a colher de novo...] que vocês deveriam dar outra chance um ao outro...

    =] bjs

    ResponderExcluir
  10. Tudo bem,tudo bem, eu me atravessei, mas está tudo certo, não?

    ResponderExcluir
  11. Ai Milton, claro que sim!!! uai!!!
    Beijão em você!!

    ResponderExcluir
  12. Meu post "Cristais contra o Aquecimento da Terra" é o primeiro passo na meta estabelecida em relação à Idéia 38 - Dia da Terra do "Faça a Sua Parte". Um abraço.

    ResponderExcluir