terça-feira, 24 de abril de 2007

O que é uma mulher bonita?

nota explicativa sobre o post de ontem:

Uma mulher bonita, no dicionário da lulu, não é a mulher que sai bem na capa de revista. Não é a mulher de rosto perfeito, corpo moldado, cabelão da moda, narizinho sei lá o quê.

Não é necessariamente nada: nem necessariamente jovem nem velha, nem necessariamente magra ou gorda, nem peituda, nem sem peitos; bunduda ou sem bunda, não é necessariamente baixa, nem alta, nem nada disso. Uma mulher bonita sim, se cuida muito, mas um cuidar-se obsessivo também pode deixá-la sem graça.
Uma mulher bela, no dicionário da lulu, é uma mulher inteira, que sabe de si, sabe o que quer, sabe das suas belezas e está bem.

Os predicativos necessários para a beleza, no dicionário da lulu, talvez sejam o sentir-se realmente de fato bem consigo mesma, um tantinho de felicidade, outro de melancolia, um tantinho deloucura, outro de lucidez. Um estilo encontrado e construído, muito charme, um riso fácil, um olhar forte. Acho belas as mulheres seguras de si, que têm charme ao falar, andar, colocar-se.
As mulheres alegres, cheias de corpo e sensualidade, ternura e força. Que sabem olhar, ouvir e falar, sabem o que lhe cai bem, têm corpos cuidados, mas não corpos iguais.
São belas as mulheres com história.

Uma mulher bela para mim será sempre elegante, e elegância não tem nada a ver com estar na moda, pelo contrário; uma bela mulher encontrou seu estilo, e esse passa a ser só dela.
Uma mulher bela gosta de si. Se cuida, se trata bem, com cremes, ginásticas, caminhadas, o que seja mas atenção: gosta de comer e beber, assim como gosta de sexo. Uma bela mulher se dá prazeres.
Uma mulher bela, bela de verdade, é inteligente. Uma mulher bela, no dicionário da lulu, é sempre uma mulher interessante.


E aí o Alex falaria assim: não lulu....
você tá confundindo alhos com bugalhos....
beleza é beleza; não necessariamente relaciona-se à atração sexual, ou atração, que seja...
mas beleza é objetiva, sai bem na foto.
você está misturando beleza com outros predicados: elegância, interesse, inteligência, segurança, charme. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Pois é... taí... para mim, no mundo real ( não para ver no cinema, na revista ou na tevê ) não existe essa separação.

Uma mulher sem charme, sem interesse, sem inteligência, sem elegância, fica feia. E uma mulher feia charmosa, interessante, inteligente e elegante, fica linda.

Mas desconfio essa seja uma opinião somente de mulher... acho que os meninos vão chegar e falar: não lulu, mulher bonita é mulher bonita, e ponto.

mas o bom de ter um dicionário próprio é isso!! o verbete é meu e ninguém tasca! :)


beijinhos a todos.

lulu

E ATENÇÃO:
não deixem de ler os comentários. A papa fina está lá, excelentes comentários e depoimentos, em debate. Vale o desvio. :) (Bem melhores que o post em si!)

E leiam aqui, o Alex falando sobre as mulheres bonitas e as feias.

16 comentários:

  1. vc jah me conhece bem... ;)

    o que vc fala nao faz sentido algum. é como dizer: uma bicicleta que seja fodona, superconfortavel, com 8 marchas, etc etc, pra mim é um carro!

    ora bolas, mas nao é pq vc gosta e valoriza algumas qualidades que uma coisa deixa de ser uma coisa e torna-se outra coisa.

    entendo que o objetivo do post é dizer que mais vale uma feia interessante, instigante, charmosa, etc do que uma bonita sem sal, e eu concordo, mas não é preciso torturar o dicionario pra dizer isso.

    charme, elegancia, inteligencia não fazem de uma mulher feia bonita, assim como todos os apetrechos do mundo não fazem de uma bicicleta um carro. o problema é achar que carros e beleza sao intrinsecamente superiores a bicicletas e feiura. uma boa bicicleta e uma mulher feia interessante podem ser muito melhores do que as bonitas sem graça e os carros vagabundos.

    mas, como falei, vc pode dizer isso tudo sem estuprar o dicionario :)

    ResponderExcluir
  2. Ai ai, estas pessoas que prezam tanto o dicionário...adeptos do senhor Pasquale imagino...

    Acredito na língua como algo vivo, algo mutável, algo cheio de efeitos de sentido e não como um manual do que pode e não pode...grrrrrrrrrrr.

    Mas tudo bem, não acho que a Lulu esteja falando de mulheres feias e interessantes, mas sim de uma beleza que não pode ser medida pela estética, por padrões da mídia, por corpo. Por que se mulher bonita é só quem tá na revista, então...santo photoshop...

    Nós mulheres sabemos que quando saímos na rua nos felizes, nos sentindo bem e belas e amadas, os olhares para nós são outros. Porque irradiamos beleza. A beleza da mulher, acredito eu, está em sua força, que é interna e aquelas mulheres que só cuidam do externo geralmente não têm tempo para descobrir isso. São belas, mas não irradiam beleza.

    Lulu, vc é linda, linda, linda, porque irradia em suas palavras!!!


    Janaína.

    ResponderExcluir
  3. Não, Lulu. Esta não é uma opinião somente de mulher. Aliás, as mulheres, um dia, vão descobrir que os homens não são todos iguais.

    Beleza é um conjunto muito complexo, que pode até não envolver a questão estética. Aliás, esses tempos modernos transformaram os olhos no órgão sexual dos homens. E não é. Assim como não é a visão, o principal sentido no ato de fazer amor. Ou mesmo fazer sexo. Não é a visão. É o tato. A visão só estimula. E por pouco tempo. Mas é o tato que abre os caminhos, que desvenda, que descobre. Através das mãos, dos lábios, do pau.

    Essa ditadura da beleza estética cega e impede que enxerguemos a beleza total. Mas isso só acontece a quem usa somente a visão pra ver. Quem usa todos os sentidos pra enxergar, vai entender o que eu estou falando.

    ResponderExcluir
  4. eu acho que alex não está falando do sentido dicionarizado. pelo menos eu não entendi assim. o significado da palavra "bonito" é aquilo que nó chamamos de bonito. não eu ou você, mas o grupo, a nossa tribo. o significado de uma palavra é o uso que fazemos dela. por isso que qualquer tentativa de definição nunca vai dar conta do significado, nunca vai esgotar as possibilidades. isso quer dizer que ele, o sentido, pode mudar no futuro, porque é definido historicamente. [xiii, ficou com uma cara tão 'acadêmica' esse comentário... sorry, não foi essa a intenção; acho que me entusiasmei =]

    *

    *

    acho que também concordo com ele quando ele diz que o problema é achar que uma coisa é intrinsecamente superior a outra. no mais, lulu, o verbete é seu mesmo é ninguém tasca, mas meter a colher nos verbetes alheios é meu esporte favorito...

    =] bjs

    ResponderExcluir
  5. Pois eu acho que tenho uma opinião bem próxima da tua.

    Não me seduz uma mulher que seja perfeita para a Madame Tussauds. Ela precisa mexer-se belamente, precisa ser inteligente, precisa não ser neurótica, precisa ser companheira - faço minha parte, posso até esperá-la no cabeleireiro se ela for ao futebol comigo... isto dá um enorme tesão... - e precisa ter BOA VOZ. Este ser auditivo que eu sou não aceita as vozes ruins, esganiçadas e sem ritmo. Me irrita tanto quanto a burrice.

    Outra coisa: devo dizer? Devo mesmo? Bom, vamos ver se terei coragem: as mulheres inteligentes e liberadas são ainda mais atraentes para mim porque pressuponho que elas possam conversar sobre sexo de uma forma, digamos, produtiva. Penso que elas nos ensinem sua linguagem e entendam a nossa mais rapidamente. É importante que este diálogo surdo ou verbal aconteça, ele faz com que a relação ganhe em intensidade. Intensidade, esta é uma palavra importante, mas não vou reformar todo o meu comentário para incluí-la desde o início.

    Agora, se aparecesse alguém a fim de mim que fosse bonita, mas de voz terrível e leitora de Paulo Coelho, eu, provavelmente, aceitaria ter uma aventura de um dia com ela. Só.

    Bem resumidamente, é isso. Ou não?

    ResponderExcluir
  6. Para contrabalancear comentários iluminados aqui vai algo bem fútil, já que estou aqui no país da futilândia. Minha colega de trabalho vei me mostar umas fotos de uma modelo que fotografamos semana passada. Ela queria dividir o problema, a tal modelo apareceu no estúdio uns bons quilos acima do esperado. As fotos foram feitas e agora cabe a nós (diretores de arte e mágicos charlatões de plantão) faze-la "bela". Reclamações oficiais foram feitas para a agência que já tratou de reembolsar os 3 mil dólares (sim, elas ganham 3 mil por dia). E eu fiquei aqui pensando... photoshop é o mal moderno e eu tô aqui riding the wave. Lu, a minha alma vai queimar no inferno?

    ResponderExcluir
  7. ninguém parece dizer, ou admitir, que beleza é fundamental. inclusive eu.

    acho que a diferenca entre eu e os outros comentadores é uma só: eu, quando amo uma pessoa feia (leia-se fora dos padroes esteticos vigentes), amo-a sabendo que é feia, amo-a por causa de seus outros mil tantos atributos, porque é sexy, engraçada, inteligente, o que seja.

    vocês, pelo que eu entendi, pra amar uma pessoa feia (ou seja, que não se enquadre no padrão de beleza vigente) precisam literalmente se enganar, dizer que ela é linda por dentro, que irradia beleza interna, que beleza é um conjunto complexo, etc, etc, inventam uma série de desvios semanticos e racionalizações sem pé nem cabeça, como se fossem incapazes de simplesmente amar uma pessoa feia (fora dos padroes esteticos vigentes) sabendo que ela é feia, sem precisar fantasiar que na verdade ela é linda.

    se me perguntarem, vocês é que estão presos, mentalmente presos, a esse tal padrão estético da beleza vigente.

    ResponderExcluir
  8. aliás, para quem estiver curioso, meu post "As Mulheres Bonitas e As Feias":
    http://liberallibertariolibertino.blogspot.com/2004/11/as-mulheres-bonitas-e-as-feiasum_22.html

    ResponderExcluir
  9. Os conceitos mudam com a idade. Mulher bonita, pra mim, era a bunduda, com peitinhos sei lá o quê, loira e certinha dentro dos padrões.
    21 anos de casamento depois, mulher bonita, pra mim, é a companheira que está ao meu lado e que até se cuida, mas que acima de tudo sabe do olhar certo no momento certo, fala quando eu preciso ouvir e cala quando necessito de silêncio. Que sorri com charme, que é uma louca lúcida muito segura de si e que faz a própria história.
    Mas essas coisas só o tempo ensina.

    ResponderExcluir
  10. Alex, eu acho que alguma beleza física é fundamental sim. Pô, senão é dureza.

    Meu comentário é incompleto mesmo, pois compara a beleza com conteúdo e a beleza sem conteúdo, deixando de lado as feias, como se elas não estivessem por aí.

    É claro que eu, com a minha lata, já namorei feias e sempre tive consciência de que era assim, mas as amei sem forçar a barra, com sinceridade.

    ResponderExcluir
  11. Geeente, que bacana que tá isso aqui.

    Chego em casa e tantos comentários fortes e excelentes porque, sobretudo, verdadeiros. Legal prá burro.

    Caki, vc não vai pro inferno não. A beleza das revistas, da tevê e do cinema deve ser essa mesma, da perfeição estética conforme os padrões da moda, ué.

    Aí, o Alex diz: vcs confundem beleza com atração,com tesão, com amor.

    Talvez seja verdade Alex, até concordo que o que a gente ama não necessariamente fica belo. E que talvez, especialmente no que se refere às mulheres, dê um certo pudor assumir a feiúra.

    Mas o belo enfeia-se sim. Porque não há o belo puro, no dia-a-dia. Na arte sim, pode ser ( e como são vários os padrões de belo ao longo da história da arte, mas essa é uma outra história), mas no dia-a-dia...beleza é sim um conjunto complexo,
    mas, de qualquer jeito, assumo minha posição violentadora de dicionários. hahahaha!! as palavras em estado de dicionário ( para citar Drummond) só permanecem assim quando não usadas.

    Acho uma delícia, torcer as palavras, elas são minhas. hahahaha ( *riso malvado) :-)!

    Jana,
    eu também acho que a beleza se irradia. E Arnaldo, que lindo seu comentário sobre o tato, sobre todos os sentidos.
    Sabe Cris, eu aho que o que o Alex tá falando é que o significado de bonito é uma pessoa ser esteticamente, plasticamente, corporeamente bonita, conforme nossos padrões vigentes. E a briga é que no meu verbete esse significado se alarga e incorpora também o espírito, o charme a inteligência etc... E o Alex diz que não precisa chamar isso de beleza, que isso é o que é, que é outra coisa,mas eu continuo achando que isso é beleza sim. :)

    Milton, é isso aí, adorei seu comentário incompleto. :)
    O engraçado é que a razão pela qual vc prefere mulheres inteligentes - um estar mais à vontade na hora do sexo, poder conversar sobre isso, ter aberturas - é a mesma que o Alex usa ( no link que ele passou) para dizer que é mais simples lidar com as mulheres bonitas. :)

    Allan, tocante vc falando da sua mulher bonita. Mesmo.

    E agora eu tô achando que melhor seria ficar quieta, e transformar todos esses comentários para os posts, porque aqui é que tá valendo a pena. :)

    E Alex, a beleza fundamental é essa daqui, ampla, advogada pelo grupo majoritário, essa é fundamental. A outra, não. Justamente.

    Beijos a todos,
    que venham mais gentes pro sofá filosófico da lulu!

    Lulu.

    ResponderExcluir
  12. Bem, Alex, pelo jeito temos que ter o mesmo conceito global da coisa, não nos é reservado o direito de termos conceitos únicos, mutáveis, vivos.

    Não me engano não, sei quando uma pessoa é esteticamente feia, ou então considerada feia segundo padrões e conceitos de beleza que levam em consideração só a parte física.

    Porém, considero este padrão muito padrão mesmo, quero mais que isso, quero o conjunto.

    Pq podemos dizer que uma mulher ou homem fisicamente e esteticamente belos são lindos, como se fossem completamente lindos e não podemos dizer que uma gordinha meio vesga seja linda por seus outros atributos?

    Pq a convenção é esta?

    Pq fugir a regra é fugir da verdade?

    E existe verdade? Ou existe uma verdade fabricada, o que faz com que deixe de ser verdade...

    Ah...e tudo isso pela beleza...

    Janaína.

    ResponderExcluir
  13. Lulu, como sempre um post delicioso de ler....a sua capacidade de descriçao da mulher feia/bonita...parece muito com a minha forma de ver....eu nao vejo somente em relaçao a mulher...eu vejo que o que escreveste pode se aplicar um pouquinho para cada coisa em nossas vidas...

    Um beijinho carinhoso do outro lado do oceano

    ResponderExcluir
  14. Olha, eu fiquei sabendo que a Lilolo que anda com o A Castro é bem bonita.. dentro dos padroes atuais de beleza...
    acho q ele esta falando a verdade

    ResponderExcluir
  15. Para mim, existe a beleza que se mostra no instantâneo, na foto, e a beleza que se percebe no movimento.

    Há mulheres que posam bem, de frente, de costas de lado, em close, em wide, em qualquer posição.

    Outras deixam transparecer sua beleza em um sorriso, na voz, num gesto, no gozo, na raiva ou em qualquer expressão facial, num movimento corporal, sabem fazer beicinho, sabem ficar putas sem perder a graça.

    Há beleza em todas elas. Mas, lindas mesmo são as que juntam tudo isso.

    Celso (Bear)

    ResponderExcluir
  16. Olha, sobre o post, antes de mais nada: Lulu, entendo sua idéia e entendo que o "bonita" - adjetivo - no seu entender, explica o seu ponto de vista particular sobre o que seja, em amplo aspecto, a beleza. Certo? até aí tudo bem.

    Mas o Alex está certo e vou colocar minha lenha nessa fogueira: adjetivos, por mais simples que sejam - como na frase "o céu é azul" - é a figura sintática mais inútil que pode existir em um texto. Porque um adjetivo jamais é categórico. É sempre uma suposição. Serve a quem escreve, mas nunca a quem lê. Aprendi isso da pior forma.

    Seu post é metaligüístico, com todo o respeito. Explica não o que é uma mulher bonita, mas o que você entende pelo adjetivo "bonito".

    Por exemplo, minha mulher bonita é uma conjunção de cheiros, voz, pés e mãos, porte, movimentos, não importando se, por dentro, ela é um velho casarão em ruínas, uma espécie de bazar onde sonhos extraviados vão parar.

    A do Alex é diferente. E assim vamos.

    ResponderExcluir