quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

carnaval: propaganda enganosa?

Uma amiga minha, em outro lugar, falou assim:

No carnaval, detesto ver um bando de gente moralista dando aquela reboladinha "autorizada".

A Caki, ótima, chamou a globeleza de maior tradução do apelativo, e mais: o carnaval, de maior propaganda enganosa do país (até roubei a expressão e coloquei no título), já que fica todo mundo achando que somos liberais e liberados, mas num é bem assim, com todo fio dental e micro calcinhas do universo, basta uma menina mostrar os peitos em Ipanema que a praia inteira vem abaixo. E basta a outra dar muito, ou falar que gosta da coisa, para ser tachada de puta, galinha, e tal. E a outra transar na praia com o namorado, para causar escândalo nacional (tudo bem todo mundo comentar, o problema é as pessoas se escandalizarem) .

E sim, todos jogamos pedras na coitada da Geni. Ou não?

Por outro lado, toda essa fama gera problemas, especialmente para as meninas no exterior que logo não só têm que dar uma sambadinha básica, mas também, justamente, têm que ficar explicando e se desviando dos gringos malucos loucos por uma brasileira caliente e tal ( isso até pode ser interessante, mas demais fica bem chato, mesmo).

O diálogo da Brigitte com o espanhol ficou tão bom que reproduzo aqui também:

"e sobre o que os gringos pensam da nossa liberdade sexual, vixe! tenho uma história recente dessas prá contar, o cara nuintendeu naaada e perguntava: "tu no te vas desnudarse para mi guapa?" eeeeu heim? sai prá lá cabrón..."

e o interaubis falou que identificava as brasileiras na praia de Barcelona assim: eram as únicas que não faziam topless.

Enfim... ainda temos muito que evoluir quanto à nossa suposta liberalidade. Muito mesmo, somos ainda bem machistas, sexistas, moralistas e outros quejandos... e o carnaval talvez funcione como uma espécie de prova disso tudo, ao contrário, e assim mesmo.

Sei lá.

ziriguidum!!

Brigitte, queremos saber as novas aventuras, quando você voltar, tá?

3 comentários:

  1. Acho que comecei a detestar toda essa exibição excessiva e de conotação sexual quando era mais novo: mudavam toda a programação da TV para transmitirem os desfiles e apurações e eu ficava sem meus desenhos, filmes, seriados...

    Outra coisa ridícula é esses carvavalescos acharem as letras dos enredos inteligentes: "neste ano, estamos fazendo referência à mitologia grega e blá blá blá". Aí fazem umas 2 citações de um mito bobinho numa estrofe que é repetida à exaustão (da paciência do ouvinte).

    Mas eu gosto do carnaval. E gosto ainda mais quando viajo para bem longe de toda essa agitação.

    ResponderExcluir
  2. Lu, vai lá no PD. Aquela mulher deveria ser presa. Ou ir estudar português em vez de ficar na net o dia todo! k

    ResponderExcluir
  3. bem complicado de entender isso. globeleza pelada a gente tolera, mulher que gosta de dar - e que diz que gosta - não. seria melhor se não fôssemos tão dados a exibicionismos e aceitássemos com real naturalidade essa coisa da sexualidade, do desejo e talz. eu fico às vezes besta de ouvir umas meninas tão novas, com o maior jeito de liberadas fazendo uns comentários tão, mas tão preconceituosos... e os meninos idem. sei lá; será que botando todo mundo no divã resolve? bjs carnavalescos

    ResponderExcluir