segunda-feira, 2 de abril de 2007

as palavras


Algumas palavras não combinam. Soam tão esquisitas que ficam fora do nosso dicionário, são rejeitadas sem clemência e mesmo sem julgamento; de tão estranhas ficam para sempre fora do lugar. As minhas palavras assim, além da já tão dicutida "xoxota" e do já célebre " sovaco", poderiam ser também trivial - odeio pessoas que dizem: isso é trivial. Que coisa! nada é trivial nesse mundo - e também xingamentos racistas. Os últimos, especialmente, estão fora do meu vocabulário.

Tenho implicância também com pessoas que dizem, sempre em tom professoral: Veja bem... como se fosse descortinar o mundo a sua volta e explicar finalmente a verdadeira verdade sobre tudo. Acho hiper metido ( quem disse que eu não vendo bem? , como é que vc sabe o que é ver bem e ver mal? ai que ódeo!! ). Se não tiver jeito, fico com o Olha só... carioca, que é pelo menos um pouco mais simpático.

Outras palavras são lindas e serão sempre lindas, e soam gostosas e são verdadeiros aconchegos.

O título de um dos posts abaixo, por exemplo. Esquisito prá caramba. Cadê?

Como assim? parece bidê, embora bidê seja uma palavra muito muito simpática. Daria até um nome de bicho legal, não fossem as conotações negativas que a palavra traz consigo: Vem bidê! Senta, bidê!. Bidê é simpática, assim como atum. Atum é uma palavra bem humorada, a gente fala e já dá vontade de rir, tenho uma amiga cujo cachorro chama atum. Acho bacana. Bacana, aliás, é outra palavra que uso sempre, nada expressa melhor a bacaneza de algo quanto a palavra bacana, uma pessoa bacana não é somente legal, não é somente gente boa, não é somente bela... é... Bacana. Acho bacana isso.


Agora... das partes do corpo, fora o odiável suvaco (e escrevo com u mesmo que é para todo o horror da palavra poder manifestar-se em sua inteireza), cotovelo também não me parece muito simpático. Boca, por sua vez, é uma palavra linda. Barriga talvez pudesse ser outra palavra bonita, não fosse sua desagradável existência. Nariz é meio engraçado, e olho é uma palavra estranha. Cu eu passei a gostar. Nada como um belo impropério ( hihihihi... impropério.. essa palavra acho que usa até bengala!) envolvendo apalavra cu. É forte, é belo. Aliás, não há nada como palavrões bem empregados. Enchem a boca, são palavras exatas, certas, cheias, para serem usadas com cuidado, sem desperdícios.

E a palavra que menos aceita facilidades, como já dizia o velho e bom Drummond, é a palavra amor. Principalmente o verbo, que deve ser conjugado e proferido com toda cautela e economia. Não facilitemos, não desperdicemos a palavra, senão ela se vai. Economizo muito, se digo que amo alguém é para valer, e digo só de vez em quando. Uma palavra para ser guardada.


Um professor de história tinha implicância com a palavra resgate. Sentia verdadeiros arrepios ao ouvir alguém proclamando o resgate da memória de sei lá que lugar. Já o ouço falando: quem resgata é bombeiro!!! todos sabíamos, dessa reação. ai de quem viesse com esse papo de resgate.

E há as palavras que são tão belas em si mesmas que você nem precisa saber direito o que significam. Anêmona. Palavra linda, tem nome de princesa. Se fosse fazer um filme de ficção científica, colocaria sem dúvida uma Princesa Anêmona na história. Alheio acho uma palavra bonita, leite é lindo também, sem falar de Liquidificador.

E duas das forças mais misteriosa da minha vida, pois nunca sei qual é qual mas me delicio nos seus sons: força centrípeta e força centrífuga. Acho lindo.

Há palavras que a vida estraga. Espinafre poderia estar na mesma categoria de atum e bidê, palavras engraçadas, que dariam bons nomes de cães, mas um dia na infância passei mal comendo espinafre ao molho branco, e adeus. Acabou a palavra espinafre prá mim. Já fico meio enjoada só de escrevê-la aqui.

E os nomes que, pela vida, ficam irremediavelmente perdidos ou redimidos, dependendo das pessoas que os carregam? Fulaninho, por exemplo, adorava o nome Beatriz, lindo forte, cultivava-o como um tesouro, reservava-o para o dar, um dia, a sua filha. Até o momento que conhece uma Beatriz, e ela é insuportável, tem uma voz irritante, fica mexendo no seu cabelo, lhe dá o fora, ri do tamanho do seu pinto. Pronto. É o fim da palavra Beatriz na sua vida. Pinto é uma palavra meio engraçada também, não combina muito com a coisa, fico com pau mesmo.


Há as palavras da infância, lindas gostosas, os nomes que nossos pais nos chamavam, delícia de ouvir. Luluzinha Pituquinha.

Palavras que refrescam, água por exemplo, gelo, piscina, cachoeira. Palavras esquisitas, como merthiolate, palavras aflitivas. Para mim, pus é aflitivo, assim como a palavra vômito, palavra feia, coitada.

Margarida é bonita. Giz é uma palavra linda, podia ser o novo nome de algum filho de algum cantor baiano desses meio cabeça, que falaria assim na entrevista: meu filho se chama Giz. Tom Giz.

Cadafalso é uma palavra muito legal. E barata, apesar do bicho, me parece bacana também, embora seu irmão macho, o barato, seja irremediavelmente anos setenta demais.

E se esse post estiver parecendo uma grande viagem assumo, e corro os riscos. Mas gosto de ouvir palavras. Tenho afeto por elas, sinto-me assim quase em dívida, morro de vergonha quando as trato mal.

e vocês, quais as palavras bonitas e quais as feias na vida de vocês?


Beijos,
Lulu.


p.s. : coloquei esse post prá cima porque queria saber mais das palavras feias e bonitas da vida de vocês. :)


updeite: frase com as palavras lindas minhas e da fá, que faz parte do nosso conto de fadas. Quem quiser, pode completar!! ::

"O Príncipe Numinoso casa-se com a Princesa Anêmona e viveriam junto a um lago repleto de nenúnfares e ninfas e faunos. "

20 comentários:

  1. eu encano demais com o nome do órgão sexual feminino. odeio buceta, odeio xoxota, odeio periquita e afins. não tem nenhum nome melhorzinho. uso buceta e pronto. em alemão é mais bonitinho. enfim.

    outra que odeio: cotovelo. credo. passei anos sem falar essa palavra. horror mesmo. atualmente, falo e escrevo, mas ainda detesto. acho meio do mal. sei lá.

    lu, eu tbem já fui pituquinha.

    a sede do meu ex-trabalho fez um livro foférrimo com textos que pessoas do mundo todo mandaram falando qual era a palavra alemã mais bonita. eu amei o livro. algumas pessoas escolheram a palavra pela sonoridade, outras pelo significado. amei.

    k

    ResponderExcluir
  2. Olha, das palavras que vc falou, adoro bacana e acho cú uma palavra muito legal de falar.
    Adoro a palavra água.
    Algo que tenho adorado falar atualmente é "garotaaaa" - falo muito apra minha filha de 1 ano e meio. Algo que falo bastante, pra iniciar frases, e que é meio irritante, são as expressões "olha só" e "vem cá". Falo tanto que minha filhota já aprendeu a falar a última.

    ResponderExcluir
  3. hahahah! A D O R OOOOOOO!!!! esses posts sobre palavras...

    Palavra é uma palavra linda! É quase um trava liguas em si!

    esquisito é super esquisista e gostoso é muito goxtosa!

    tem palavra que combina com o que é, não é?

    Bunda, só podia ser bunda mesmo!

    sabe uma palavra que eu adoro?

    numinoso!

    ResponderExcluir
  4. K!!sua Pituquinha! :)

    Renata,
    olha só eu acho simpático, não gosto de veja bem.
    e vem cá é lindo, VEM, é um verbo lindo. Não há nada como alguém falando prá gente: VEM.

    Fá.
    palavra, de fato, é um apalavra linda. e Numinoso... Nossa!
    O PRÍNCIPE NUMINOSO PODERIA CASAR COM A PRINCESA ANÊMONA!!!
    pronto. agora só falta escolhermos o elenco.

    ResponderExcluir
  5. O Príncipe Numinoso casa-se com a Princesa Anêmona e viveriam junto a um lago cheio de nenúnfares e ninfas e faunos!!!!

    hahahahhahahha

    ResponderExcluir
  6. Ai, sei não. Eu DETESTO a palavra cueca. Quem disse que isso era nome pra se dar pra alguma coisa? Ainda mais sendo o que é... porém, eu já quis ter uma febre "terçã", só porque é linda. E, apesar de ter uma enorme carga afetiva (por ter sido sempre dita pelo meu ex), adoro tudo que é "sensacional". Mas saboreada, falando-se sílaba por sílaba. E paçoca é uma palavra engraçada...

    ResponderExcluir
  7. Lulu,

    Também implico com algumas palavras. Tanto que daquelas que não gosto, procuro encontrar alguma altrnativa e, às vezes, não há. Ou se há, são piores.

    De fato, sovaco é péssimo, mas acho axila muito pior. Aí, tem que optar e nesse caso, vai sovaco mesmo.

    Também não gosto de xoxota (na verdade eu gosto, não me interprete mal). E a maioria das opções existentes (dezenas) são piores. Faço como o anônimo aí de cima. Uso buceta mesmo. Aliás, bucetinha. É sempre mais carinhoso (e nesse caso, isso é fundamental).

    Gosto de cu somente como palavrão. Pro dia-a-dia prefiro bunda, embora saiba, evidentemente, a diferença entre as duas coisas.

    Uso muito palavrão, mas não gosto de usá-los pra ofender. Prefiro como interjeição. E nesse caso, minha palavra preferida é caralho. Além de sonora, é absolutamente indispensável proferí-la no momento em que damos uma topada com o pé na cama ou quando um martelo nos acerta o dedo. Só assim a dor amaina.

    Pra ofender, mesmo, gosto de chamar de burro. Acho que nada ofende mais. Nada é mais cruel. E algumas palavras têm que ser cruéis. Sendo bonitas ou feias.

    ResponderExcluir
  8. Lulu,

    Ótimo este seu post!

    Tb adoro palavras e dicionários, mas sou péssima em listas de qquer espécie...

    Deixo, então, as letras de "Língua", do Caetano, gravada por ele & Elza Soares, no CD Velô [1984]; "Palavras ao vento", com Cássia Eller, no CD Com você... meu mundo ficaria completo (adoro este título!) [1999] e "Outras Palavras", tb do Caetano e com ele, no CD homônimo [1981].

    Língua
    Caetano Veloso


    Gosto de sentir a minha língua roçar
    A língua de Luís de Camões
    Gosto de ser e de estar
    E quero me dedicar
    A criar confusões de prosódia
    E uma profusão de paródias
    Que encurtem dores
    E furtem cores como camaleões
    Gosto do Pessoa na pessoa
    Da rosa no Rosa
    E sei que a poesia está para a prosa
    Assim como o amor está para a amizade
    E quem há de negar que esta lhe é superior
    E deixa os portugais morrerem à míngua
    "Minha pátria é minha língua"
    Fala mangueira!
    Fala!

    Flor do Lácio Sambódromo
    Lusamérica latim em pó
    O que quer
    O que pode
    Esta língua?

    Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas
    E o falso inglês relax dos surfistas
    Sejamos imperialistas
    Vamos na velô da dicção choo choo de Carmen Miranda
    E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate
    E – xeque-mate – explique-nos Luanda
    Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo
    Sejamos o lobo do lobo do homem
    Adoro nomes
    Nomes em ã
    De coisas como rã e imã
    Nomes de nomes como Scarlet Moon Chevalier
    Glauco Mattoso e Arrigo Barnabé
    Arrigo Barnabé, Arrigo Barnabé, Arrigo Barnabé

    Flor do Lácio Sambódromo
    Lusamérica latim em pó
    O que quer
    O que pode
    Esta língua?

    Se você tem uma idéia incrível
    É melhor fazer uma canção
    Está provado que só é possível
    Filosofar em alemão
    Blitz quer dizer corisco
    Hollywood quer dizer Azevedo
    E o Recôncavo e o Recôncavo e o Recôncavo
    Meu medo!
    A língua é minha pátria
    E eu não tenho pátria: tenho mátria
    E quero fratria
    Poesia concreta e prosa caótica
    Ótica futura
    Tá craude brô você e tu lhe amo
    Qué queu te faço, nego?
    Bote ligeiro
    Samba-rap, chic-left com banana
    Será que ele está no Pão de Açúcar?
    Nós canto-falamos como que inveja negros
    Que sofrem horrores no gueto do Harlem
    Livros, discos, vídeos à mancheia
    E deixe que digam, que pensem, que falem


    Palavras ao vento
    Marisa Monte & Moraes Moreira


    Ando por aí querendo te encontrar
    Em cada esquina paro em cada olhar
    Deixo a tristeza e trago a esperança
    Em seu lugar
    Que o nosso amor pra sempre viva
    Minha dádiva
    Quero poder jurar que essa paixão jamais será
    Palavras apenas
    Palavras pequenas
    Palavras, momento
    Palavras, palavras
    Palavras, palavras
    Palavras ao vento


    Outras palavras
    Caetano Veloso


    Nada dessa cica de palavra triste em mim na boca
    Travo, trava mãe e papai, alma buena, dicha louca
    Neca desse sono de nunca jamais nem never more
    Sim, dizer que sim pra Cilu, pra Dedé, pra Dadi e Dó
    Crista do desejo o destino deslinda-se em beleza:
    Outras palavras

    Tudo seu azul, tudo céu, tudo azul e furta-cor
    Tudo meu amor, tudo mel, tudo amor e ouro e sol
    Na televisão, na palavra, no átimo, no chão
    Quero essa mulher solamente pra mim, mas muito mais
    Rima pra que faz tanto, mas tudo dor, amor e gozo:
    Outras palavras

    Nem vem que não tem, vem que tem, coração, tamanho trem
    Como na palavra, palavra, a palavra estou em mim
    E fora de mim quando você parece que não dá
    Você diz que diz em silêncio o que eu não desejo ouvir
    Tem me feito muito infeliz, mas agora minha filha:
    Outras palavras

    Quase João, Gil, Ben, muito bem, mas barroco como eu
    Cérebro, máquina, palavras, sentidos, corações
    Hiperestesia, Buarque, voilá, tu sais de cor
    Tinjo-me romântico mas sou vadio computador
    Só que sofri tanto que grita, porém daqui pra a frente:
    Outras palavras

    Parafins, gatins, alphaluz, sexonhei da guerrapaz
    Ouraxé, palávoras, driz, okê, cris, espacial
    Projeitinho, imanso, ciumortevida, vivavid
    Lambetelho, frúturo, orgasmaravalha-me Logun
    Homenina nel paraís de felicidadania:
    Outras palavras

    bjo,
    Clélia

    ResponderExcluir
  9. hahahha, arnaldo! e eu ainda digo sUvaco! mas ainda acho cotovelo BEM pior.

    e buceta e bucetinha são ok, mas depende de quem fala. eu chamo a minha assim, mas, dependendo de quem fala dela, eu acho vulgar. mas aí como falar com o médico:"minha vagina"? ai. me recuso a ter uma. ainda bem que só me refiro a ela assim duas vezes por ano.

    cu, contanto que seja sem acento, tá valendo e tem suas horas. mas o melhor mesmo é ouvir falar da minha bunda quando se sabe o que a pessoa quer dizer. hihihihi...

    k

    ResponderExcluir
  10. Gosto de palavrão, mas palavrão tem que ter boca pra dizer, não aé qq um que sabe e fica bem. Tem gnte que fala um mero "merda" e já me dá engulhos.Tem gente que se esparrama nos mais estapafúrdios e eu acho lindo.
    Gosto de "hermenêutica" e gosto de "Daniel" ( acho o EL sempre sonoro), ah, gosto de "sonoro", gosto de "sonâmbulo" e de "recôndido".
    Quanto a expressões....a que mais detesto é " a verdade é uma ~só.."
    humpf.
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. clélia! eu adoro as tres musicas que vc postou, mas não ha nada mais lindo do que LINGUA!!!!

    ResponderExcluir
  12. Lulu,

    Lembrei de mais uma canção falando de palavras... Letra do Chico, com ele, "Tantas palavras", gravada em seu CD Chico Buarque, de 1984.

    Tantas palavras
    Dominguinhos & Chico Buarque/1983


    2ª versão*

    Tantas palavras
    Que eu conhecia
    Só por ouvir falar, falar
    Tantas palavras
    Que ela gostava
    E repetia
    Só por gostar

    Não tinham tradução
    Mas combinavam bem
    Toda sessão ela virava uma atriz
    Give me a kiss, darling
    Play it again


    Trocamos confissões, sons
    No cinema, dublando as paixões
    Movendo as bocas
    Com palavras ocas
    Ou fora de si
    Minha boca
    Sem que eu compreendesse
    Falou: c'est fini
    C'est fini


    Tantas palavras
    Que eu conhecia
    E já não falo mais, jamais
    Quantas palavras
    Que ela adorava
    Saíram de cartaz

    Nós aprendemos
    Palavras duras
    Como dizer perdi, perdi
    Palavras tontas
    Nossas palavras
    Quem falou não está mais aqui

    Letra gravada no
    LP Chico Buarque, 1984*


    1ª versão*

    Tantas palavras
    Que eu conhecia
    E já não falo mais, jamais
    Tantas palavras
    Que ela falava
    Ditas de novo
    Não são iguais

    Mesmo a palavra não
    Não era bem assim
    E quando estava no calor da paixão
    Ela falava, ai de mim
    Ai de mim

    Numa canção feroz
    Nós inventamos palavras sem voz
    Palavras ocas
    Que nem nossas bocas
    Ou fora de si
    Minha boca
    Sem que eu compreendesse
    Falou frenesi
    Frenesi

    Nossas palavras
    Que se cruzavam
    Já não parecem mais casais
    Hoje andam tortas
    Feito uma jura
    Que quer voltar atrás

    Nós aprendemos
    Palavras duras
    Como dizer perdi, perdi
    Palavras tontas
    Essas palavras
    Quem falou não está mais aqui

    Letra cantada na trilha sonora
    da novela "Sabor de Mel", 1983, Ariola*

    bjo,
    Clélia

    ResponderExcluir
  13. DANI

    febre terçã de fato é liiinda. acho que fiquei com vontade de ter também, se bem que tem cara de ser bem ruim... quando criança achava chique ser tuberculosa!!

    ARNALDO,
    eu, que tenho debaixodobraço te dou toda razão. burro, de fato, é uma palavra cruel.

    VIVIEN,
    adorei suas listas... :)e sim, palavrão tem que ter boca prá falar.

    K!!
    vc tem toda razão, ainda bem que vamos ao gineco só duas vezes por ano. ficar conversando da pirikita com médico é muito engraçado!!!


    beijos a todos,

    Lulu.

    CLELIA,
    adorei as letras que vc colocou aqui!! foram presentes! obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Conseguiu ouvi-las tb? Clicando nos títulos? (GOEAR)

    bjo,
    Clélia

    ResponderExcluir
  15. Esta última letra que a Clélia colocou é da canção Tantas palavras do Chico Buarque e Dominguinhos. Eu não conhecia essa primeira versão.

    Essa música, não sei se a primeira ou a segunda versão, eles fizeram pra dar pro Roberto Carlos gravar.

    Ele não quis. Parece que achou a letra hermética e que o "seu" público não iria entender.

    Tem gente que não consegue entender as palavras. E tem gente que não entende as pessoas.

    ResponderExcluir
  16. pô Clélia,
    não tinha percebido que dava para escutar! que delícia!! Tô uvindo agora, as que não tenho aqui em casa...
    :)

    ARNALDO

    e sabe que eu desconfio que anda junto? gente que não entende as palavras, gente que não entende as gentes... dá uma preguiça, num é?

    ResponderExcluir
  17. E, falando em Roberto Carlos e as canções qu'ele não gravou, eis o comentário do Gil sobre a criação de "Se eu quiser falar com Deus":

    "O Roberto me pediu uma canção; do que eu vou falar? Ele é tão religioso – e se eu quiser falar de Deus? E se eu quiser falar com Deus? Com esses pensamentos e inquirições feitas durante uma sesta, dei início a uma exaustiva enumeração: 'Se eu quiser falar com Deus, tenho que isso, que aquilo, que aquilo outro'. E saí. À noite voltei e organizei as frases em três estrofes.

    O que chegou a mim como tendo sido a reação dele, Roberto Carlos, foi que ele disse que aquela não era a idéia de Deus que ele tem. 'O Deus desconhecido'. Ali, a
    configuração não é a de um Deus nítido, com um perfil claro, definido. A canção (mais filosofal, nesse sentido, do que religiosa) não é necessariamente sobre um Deus, mas sobre a realidade última; o vazio de Deus: o vazio-Deus."


    [extraído do livro "Todas as letras" – Gilberto Gil – Organização: Carlos Rennó, 1996, Cia das Letras, p. 240]

    Mas Elis gravou e ficou perfeita!

    Pra ouvi-la, basta clicar aqui:

    Se eu quiser falar com Deus
    Gilberto Gil
    1980


    Se eu quiser falar com Deus
    Tenho que ficar a sós
    Tenho que apagar a luz
    Tenho que calar a voz
    Tenho que encontrar a paz
    Tenho que folgar os nós
    Dos sapatos, da gravata
    Dos desejos, dos receios
    Tenho que esquecer a data
    Tenho que perder a conta
    Tenho que ter mãos vazias
    Ter a alma e o corpo nus

    Se eu quiser falar com Deus
    Tenho que aceitar a dor
    Tenho que comer o pão
    Que o diabo amassou
    Tenho que virar um cão
    Tenho que lamber o chão
    Dos palácios, dos castelos
    Suntuosos do meu sonho
    Tenho que me ver tristonho
    Tenho que me achar medonho
    E apesar de um mal tamanho
    Alegrar meu coração

    Se eu quiser falar com Deus
    Tenho que me aventurar
    Tenho que subir aos céus
    Sem cordas pra segurar
    Tenho que dizer adeus
    Dar as costas, caminhar
    Decidido, pela estrada
    Que ao findar vai dar em nada
    Nada, nada, nada, nada
    Nada, nada, nada, nada
    Nada, nada, nada, nada
    Do que eu pensava encontrar

    ResponderExcluir
  18. magoo!!
    que legal!!

    Clelia!
    vc enfeita meu blog!! :)brigáda.

    ResponderExcluir
  19. Odeio entrevistas recheadas de "Enfim", não tem nada mais chato e metido à besta! Eis uma boa expressão - "metido à besta"- e aqui em Minas fála-se muito.
    Eu tinha um primo pequeno que adorava falar "piroca" quando queria chocar alguma visita...eu achava aquilo tão engraçado!! Até hoje, as vezes, me pego lembrando da pi-ro-ca e morro de rir!

    ResponderExcluir