domingo, 11 de fevereiro de 2007

as comidinhas lá de casa.

salada verde.

Simples, gostosa, básica. Já contei como a mistura de vários tipos de alfaces dá um tchans para a salada. Nessa tem alface americana, alface roxa (que coloco sempre, para dar uma cor) alface crespa. É importante secar bem as folhas (e viva o secador de saladas) para que o molho pegue e nada fique com gosto de água.

Gosto de rasgar as folhas com as mãos, em pedaços diferentes, e jogo o molho por cima.

Lembremos do molho básico: três para um, três de azeite para uma de vinagre. Esse molho tá escuro porque foi feito com aceto balsâmico, prefiro. Quem não curte vinagre, meu caso, devia experimentar, é meio caro mas também dura um ano na geladeira. Coloquei um pingo de mostarda e um pouquinho de mel. Fica ótimo, podem experimentar sem medo.

Lulas grelhadas com batatas cozidas.


Para os puristas, logo aviso: não tenho grelha, tenho só meu fogão e umas panelas. Então essas lulas não foram propriamente grelhadas porque não foram feitas na grelha, ok, mas idéia é que vale, que não tem cão...

Você vai à feira e pede pro peixeiro deixar a lula inteira, mas limpa, é claro, já que ninguém quer ter trabalho nenhum, muito menos limpando peixe.
Aí vc bota as batatas para cozinhar e enquanto isso deixa as lulas um pouco num temperinho simples, de sal, pimenta, alho esmagado e azeite, passe por cima, acariciando a bichinha. Quando as batatas estiverem quase cozidas, vc liga o fogo e esquenta bem a frigideira, tem que ser ultra bem esquentada. Coloca azeite, só para não grudar, mas bem pouco mesmo, e joga as lulas ali. Tem que fazer aquele tisss (é importante esse lance do fogo alto e da frigideira quente, senão as lulas cozinham e vc não quer que isso ocorra). Essas lulas foram limpas, mas pedimos para que deixassem a pele delas, daí esse aspecto vermelho. Fica bonito, né? vc gira, para dar essa tostadinha final. É pouco tempo, coisa de cinco minutos de cada lado, no máximo. Vc pega as batatas, joga um azeitinho e sal em cima, junta as lulas, e voilá. Como vcs viram, a gente nem tirou as cascas das batatas, um pouco por preguiça, um pouco porque fica bom assim mesmo.


Saint Peter

O peixe dessa semana foi o Saint Peter. Vá à feira e peça para o seu peixeiro. Sim, ando numa fase peixes. Tanto mar, e comemos tão pouco peixe. Comamos mais peixes. Pede para ele, o peixeiro seu amigo, cortar o São Pedro em filés, deixando a pele, eu gosto com a pele que fica crocante e dá um gosto. Aqui, ele foi grelhado, na frigideira mesmo, cinco minutos de cada lado, fogo quente e azeite, e com a tinta da lula, fizemos um risotinho. É mais complicado, explico outra hora....

O peixe é uma delícia, de sabor suave, vai lá e peça. Super fácil de fazer.



Berinjelas com queijo e tomate

Tinha sobrado um queijo feta que compramos para fazer uma salada grega. E tinha uma berinjela no meio do caminho.

Aí você corta a berinjela em fatias finas, e bota na já célebre frigideira, agüenta, e não coloca óleo nenhum. Espera até a bicha ficar molinha. Faz isso com todas as fatias
de berinjela que vc tiver. E depois monta: uma fatia de berinjela, um pouco de queijo... outra, mais um pouco de queijo, outra, e assim por diante. Um sanduíche de vários andares, ao invés de pão: berinjela. Se vc não tiver de regime e quiser colocar um queijo muzzarela que derreta depois no forno fica bão também.

Em cima, para não ficar muito seco, piquei uns tomatinhos e pronto. Ao lado, alfaces romanas, e uns cubinhos do queijo que havia sobrado.



Peito de frango com cogumelos, arroz integral e quiabo.


Os acompanhamentos:
esses são os cogumelos mais baratos que tem para comprar, se der para vc usar shitake e coisa e tal, ótimo, mas esses são cogumelos simples, do tipo paris. Inteiros, passados rapidamente no fogo, sal e pimenta.
Sobre o quiabo... sim, quiabo é esquisito. baba. Mas quiabo desse jeito fica ótimo. Vc, se puder e não estiver de dieta, vai lá, coloca um monte de azeite na caçarola, e dá uma boa fritada, deixa queimar um pouquinho, fica crocante, parece um salgadinho, uma delícia. Seguimos o mesmo princípio, mas como nossa linha metodológica tem sido light, foi na chapa de ferro sem azeite nenhum. Fica bom também.
Arroz integral, que eu gosto.
E o peito de frango, que já veio sem a pele, e ficou um tempo tomando banho de limão, azeite, pimenta e sal, bastante tempo, para pegar bem o gosto. Como somos chics colocamos um pouco de açafrão, os pistilos mesmo, para dar um gosto. Se vc não tiver em casa, desencana, ninguém vai morrer sem ele. Depois o frangote foi colocado na panela ultra quente. Virado de um lado e outro. E pronto.



Frutas, muitas frutas.
e menos um quilo de lulu nesse mundo.
(primeira semana)

Bom apetite!!
ah, se você clicar em cima das imagens elas ficam gigantes e dá para ver tudo em detalhes.









para saber mais dos princípios cozinhológicos de lulu, leia também: Saber cozinhar... a experiência do ovo frito perfeito.

6 comentários:

  1. você é muito chique, bem. açafrão está na minha wishlist, assim como favas de baunilha e flor de sal. assim que eu descobrir um meio de ganhar dinheiro que não envolva ter que vender o corpitcho ou partes dele (até porque ninguém ia querer mesmo, ahauhauhauhaauha). fiquei com muita vontade de comer uma saladinha vendo essa sua foto. e menos um quilo, é? preciso muito me inspira em você. ah! fiz aquelas conservas que você ensinou, a de pimentão e a de berinjela também. uma delícia, mas pelar o pimentão ninguém merece!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu odeio azeite e amo quiabo. Eu falei que tinha uma coisa errada comigo. Queria comer assim, bonitinho como vc come. k

    ResponderExcluir
  3. K,
    como alguém pode odiar azeite???

    Cris,
    com o tempo, a gente pega a prática e até sabe o momento certo de tirar o pimentão do fogo para a pele sair direitinha. Que legal que as receitas são usáveis!! bom saber.

    ResponderExcluir
  4. Aiquefomequedáleressespostsdeliciosos!

    Eu já falei que adoro berinjela? Um dia vou tentar fazer mussaka e chamo vcs.

    Também gosto de quiabo, mas no vapor. Misture misso e mirin (acho que era isso), que vira um sumissô (com acento só para não virar sumiço), e jogue em cima dos quiabos.

    ResponderExcluir
  5. Lulu,
    que fome!!!
    Comer todas essas comidas maravilhosas e ainda perder 1 quilo - UAU!!! Também quero.
    Ah, hoje passei num lugar que tinha um vinagre de caqui - cê já experimentou? Claro que não aguentei de curiosidade e comprei.

    ResponderExcluir