terça-feira, 22 de maio de 2007

no cabelereiro

Então no sábado fui ao cabelereiro. Nessa vida sem tempo, os pêlos haviam crescido, as unhas haviam crescido, o cabelo crescido, todos de maneira desordenada e indesejada. A caminho do Salão ( adoro chamar cabelereiro de salão) lembrei-me de um outdoor que outro dia vi na rua:

"Seu marido anda acordando com a macaca?
Vá à depilação não sei das quantas"

Lembrei, e frente a essa lembrança, só me restava pisar no acelerador.
Então cheguei lá, agarrei minha Caras da semana e, entre a volta por cima da Suzana Vieira ( viram que ela voltou com o rapaz? ), o novo namorado da Ana Maria Braga e a volta por cima de não sei quem, fiquei pensando.
A pessoa vai ao cabelereiro para basicamente deixar lá um terço dos pedaços dela, haja DNA.

Vejamos:

vão te fazer as unhas e sábado a minha manicure era daquelas obsessivas e obcecadas, a mulher tirou cutículas até de onde não tinha. escavocava, achava peles nos cantos mais recônditos do meu ser. Lixa-se as unhas, esmalta-se, e a gente olha nossas novas mãos, lixadas, pintadas e se sente até mais bonita. Aí molha-se os pés, e raspa-se os pés, furiosamente, até que não reste nada, escava-se as unhas dos pés também lixa-se, e ao final, pés novos.

Vambora para a salinha de tortura, isso é, a sala de depilação.

Muitas salas de depilação colocam no teto fotos de homens sarados, que é para a gente ficar olhando enquanto sofre. A mulher fala assim: olha pros homens, e pensa que vale a pena. Eu acho engraçado, e confesso que ficar olhando o Brad Pitt sorrir para mim enquanto me arrancavam os pêlos da virilha não foi lá muito alentador. E dá-lhe tirar pêlos. Nesse momento a gente percebe quanta superfície de pele tem no corpo. É impressionante. Pernas inteiras, virilha, pá pá pá, axilas, buço, sobrancelhas... Pinça, pêlo a pêlo, você ali nua, a mulher com a cera quente, conversando de filhos, marido, estudos, fofocas, enquanto levanta o seu braço, estica a perna, dobra a perna, agora vira, tá quase acabando, nossa, essa doeu..... e tira, tira, tira... olha o Brad Pitt, oi Brad, filho da puta.

E agente sai de lá outra, mais uma batalha vencida, acho que fica até mais leve.
E simbora cuidar dos cabelos. Sim, meus meninos, ainda não acabou.

Eu só lavo e corto, mas muitas ainda vão tirar a cor, colocar cor, tirar os cachos, colocar cachos, e sei lá mais o quê.
Chega o moço: não corta muito. Tá... e lá vai ele, tirando mais pedaços seus... Corta daqui, corta de lá, aquela angústia, será que ele não tá tirando muito? Vira dali, vira de lá, puxa e amassa e pronto, novos cabelos.

No caixa, três dígitos. Caixinha para todo mundo. A gente agradece, e vai embora, deixando para trás vários pedaços de nós, indesejáveis, vencidos, fora desse corpo ao qual não mais pertencem. E ao pisar na rua, mais leve, mais bela, mais feminina, vem logo à cabeça a memória, e a certeza absoluta que no mês seguinte, eles todos, os pêlos, as peles, os cabelos... voltarão.

-êta vida Besta, meu Deus.

6 comentários:

  1. Quando leio estes posts fico pensando se não tem algo de errado comigo: eu nunca fui em depiladora e nunca me depilei com cera, eu pintei o cabelo duas vezes e não gostei muito (meu sonho é ter o cabelo lilás ou violeta), eu mesma corto meu cabelo na frente do espelho, eu fiz as unhas em salão duas vezes (15 anos e formatura de segundo grau)e acho que faz mais de um ano que não pinto a unha em casa.

    Não sei...será que eu sou menos mulher ou feminina por isso?

    Acho que vou ficar complexada...rsrs

    Será que daqui uns anos vou me arrepender por ser tão desleixada?

    Acho que estou entrando em crise exterior...hehehe

    Abraço!


    PS: A vida das mulheres nas janelas no Carlos Drummond são mais bestas, pode ter certeza absurda!


    Janaína

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkk, me identifiquei totalmente com a janaína. não faço as unhas há mais de um ano; eu mesma dou um trato em casa. depilação? só em casa também; gilete e cera apenas em áreas muito pequenas. essa semana eu fui à depiladora só pra fazer buço e sobrancelha, que de tanto eu mesma fazer já estava meio torta. cabelo eu também corto sozinha há mais de um ano e, garanto, não fica ruim. hoje eu vou sair pra cortar com um profissional a pedido do marido e também porque quero dar uma variada no corte. eu só sei fazer o basicão. enfim, não tenho o mínimo saco pra salão, papo de manicure, essas mulherices básicas. mas, por exemplo, eu gosto de ir à dermatologista e sair de lá com uma receita quilométrica, cheia de creminhos pra tudo que é cantinho do corpo. a gente é tudo doida mesmo, né? vai entender... bjs, luluzita.

    ResponderExcluir
  3. Acho que é um slogan de domínio público, mas já passei várias horas da minha vida na rodoviária do Jabaquara, olhando pra faixa:
    "Seu marido acordou com a macaca? Sai dessa, Depilação Mona Lisa".

    ResponderExcluir
  4. Jana e Chris,

    eu que tenho inveja de vocês!!!
    e a vida é besta sim, ah, como é...

    Helil,
    esse slogan é horríver, né?

    ResponderExcluir
  5. pior ainda é o comentário básico..."nossa, quando faço as unhas, depilação e sobrancelhas me sinto mais leve". tudo pesa nessa vida, heim?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    minha crítica e auto crítica a esse texto está no texto ali, logo acima...

    ResponderExcluir