sexta-feira, 4 de maio de 2007

Pessoas que se acham

A pessoa que se acha se acha tanto que não consegue rir de si mesma, aliás, a pessoa que se acha geralmente não tem outro assunto a não ser ela própria e todos os seus feitos, aliás a pessoa que se acha geralmente é tão ocupada em se achar que não sabe rir. De nada.

A pessoa que se acha não tem chulé, não dorme nunca até mais tarde, nunca passou ridículo na vida, conseguiu tudo o que quis na vida durante a vida inteira e sempre tem um certo arzinho condescendente em relação aos outros, meros mortais. A pessoa que se acha parece que nunca sofreu na vida, nunca levou porrada, nunca nada. E dá conselhos e "dicas".

Detesto pessoas que se acham, detesto com todas as minhas forças. Porque pessoas que se acham geralmente são burras e desinteressantes, são autocentradas e gostam de ditar regras.

Atenção: detesto falsa modéstia também. A pessoa que se acha não é aquela que chega e fala: sou bom à beça nisso. Escrevo hiper bem, cozinho muito, sou linda, sei lá. Isso eu acho bacana, a gente tem mais é que assumir nossas qualidades sem culpa e sem medo, e anunciá-las e falar do que gostamos e do que não gostamos, e não perder tempo com gente desinteressante ou burra.

Mas não perder tempo no mundo, construir o próprio caminho e saber das suas qualidades não é se transformar em pessoas que se acham. Porque ninguém, mas ninguém mesmo, é o último pacote da bolacha, a última coca-cola no deserto, ou ( essa eu adoro! ) o i do Mississipi. E qualquer pessoa inteligente e sensível sabe disso. E por isso pode rir de si própria, e por isso pode ser feliz. Já pensou, quanta responsabilidade e preocupação, ser sempre o máximo do máximo do máximo?

A pessoa que se acha acaba ficando pesada, pois acha que carrega consigo toda essa responsabilidade. Geralmente não tem a menor, mas a menor idéia do que acontece ao seu redor, mas acha que tem. É na verdade chata, mas se acha legal. Burra, se faz de inteligente, e sempre, sempre, a pessoa que se acha, acha que tem o mundo aos seus pés. Corrige os outros, é cheia de Certezas.

Conheci outro dia uma que só ficava comentando como era chato ter que desviar o tempo inteiro das investidas que todos os homens lhe faziam sem parar. Eu comecei a rir, mas aí percebi que ela falava sério. E perguntei: ah é? nenhum resiste? Ela: " não.. todos caem... " Foi cômico, mas meio trágico ao mesmo tempo.
Outro, não parava um instante, mas nem um segundo sequer, de falar de si. Como eu sou isso ou aquilo, num papo sem fim, que nem uma mulher apaixonada aguentaria, quanto mais nós.
Ou aquele que sempre tem uma opinião sobre tudo, que se usa como exemplo, cita a si próprio, sei lá.

Apareceu na minha vida, por motivos profissionais, uma pessoa que se acha. E a cada encontro que tenho me encho mais e me convenço mais que o que realmente me interessa nessa vida é a imperfeição, as taras, os fetiches, as obsessões assumidas, o riso, as tentativas e os tombos. A pessoa que se acha pode ficar lá, no Olimpo dos que se acham, desinteressante, chato e tedioso, que eu fico por aqui, me divertindo, aprendendo, e cheia de interesse pelo mundo e pelas outras gentes, que podem ser gentes, sem precisar ser deus.

22 comentários:

  1. Você se acha, né? ;-)

    ResponderExcluir
  2. J. Carlos,

    putz, não. Justamente. Morro de crises. Daí talvez o tamanho da minha birra com as pessoas que se acham...
    :-)
    Lu.
    p.s.: mas acho que o comentário foi mesmo meio irresistível, :-)

    ResponderExcluir
  3. lembro sempre, nesses casos daquele poema do pessoa/álvaro de campos: "nunca conheci quem tivesse levado porrada; todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo. e eu tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil...". [e por aí vai. poema meio clichê nessas horas, mas cai como uma luva] essa gente enche o saco mesmo. na minha opinião, tanto quanto aqueles que se fazem de coitadinhos [eu às vezes tenho queda pra me sentir coitadinha; autocomiseração também é phoda!!!]. tão mais interessante viver no mundo das pessoas reais... bjs

    ResponderExcluir
  4. Um aluno deu uma nova interpretação pra "última bolacha do pacote"...segundo ele:

    "velha, mofada e ninguém quer comer"

    heheheh.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,

    Eu também amo os seres faltantes!! Mas ainda me questiono quando vejo alguém assim: por que será que mexe tanto?

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  6. É só matar que pára de mexer.

    ResponderExcluir
  7. Lu
    Há um certo tempo, quando eu ainda não entendia o que era "uma pessoa que se acha", porque eu sempre pensei que todo mundo fosse como eu, imperfeita - o que também é uma forma de se achar -... bom, enfim, era uma vez, quando eu não percebia a diferença entre esta que te esccreve e "os outros", comecei a desconfiar das pessoas que não sabiam rir de si mesmas. A primeira pessoa que me fez pensar no critério foi um chefe que eu tive, homem sabido sim, experiente no assunto, mas muito rígido com o mundo a partir de si mesmo. Aos poucos mais pessoas foram preenchendo a lista que era de um só, e gente que nunca olhava prá si prá dizer:"nossa, isso que estou fazendo, ou falando, ou pensando é ridículo!"
    Contudo, há pessoas meio sérias no espírito, que não assumem mas deixam passar a incerteza nos olhos, nãs mãos, essas ainda valem a pena. O problema grave mesmo, mesmo, é de quem não ri de si, no sucesso e na desgraça que todos vivemos.
    Seu texto é o máximo, e, minha irmã diz que tem a Tássia que todo mundo conhece, e a prima dela, a Tássia Manuela: Tássiachando Manuéláessascoisas! Bão tamém.
    besos

    ResponderExcluir
  8. aaiiiii.. Me comportei direitinho no sábado??? rsrsrsrsrsrsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Lu, querida, posso colar este texto?! Ótimo, como sempre! Indiquei teu blog para aquele conhecido meu ... soube ontem que não só ELE gostou como repassou a dica. Sucesso, mulher!

    ResponderExcluir
  10. Eu achei este texto meio se achão, do tipo ditando regras do que é ser se achão e do que não é...rsrs

    Eu também acho que se fazer de coitado é uma maneira muito descarada de se achar e que a última moda é se achar imperfeita o que é outra forma de se achar.

    E eu tenho todos estes defeitos, dito regras, me sinto coitada e ainda fico me achando toda imperfeita, isso é, eu me acho demais e nem minha mãe me aguenta.


    hehehe


    Abraço Lu!

    Janaína

    ResponderExcluir
  11. Lulu, minha querida, essas pessoas são muito tristes e por isso é que não riem. Porque não conseguem enxergar as próprias deficiências, não conseguem reconhecer os erros, não conseguem lidar com as fraquezas. E pra isso, pra reconhecer que fez cagada, a gente tem que ter coragem.

    ResponderExcluir
  12. citando de novo o fernando pessoa:"não me venham com conclusões, a única conclusão é morrer!"
    se achar é muito chato!
    abandone as certezas, o rio não para.

    (fiz uma homenagemzinha pra voce no meu blog, também já estava com esse tema na cabeça faz um tempo, hoje depois de ler sua reflexão sobre isso consegui chegar no texto exato!)

    bjo

    ResponderExcluir
  13. bah, eu nunca me acho. e, quando alguém me acha, geralmente é um engano. :P

    ResponderExcluir
  14. Lu, eu nunca "me acho"! sempre me perco!! hahahhahah

    ResponderExcluir
  15. Fá,
    bem vinda ao clube!!!
    hahahhaa!!
    beijos,
    L.

    ResponderExcluir
  16. Eu infelizmente trabalho com uma pessoa assim... é deprimente... se acha tanto que tem uma megafoto dela com pose de "gatinha do Funk" na mesa de trabalho! Morro de vergonha dos micos que paga quando um cliente quer conversar e pergunta por educação: "Como foi seu fim de semana?" Terrível

    ResponderExcluir
  17. aff eu tenhu um colega assim e ñ suporto ele..
    Ele sempre é o 1º inteligente da sala, sempre quer dar as respostas em alta voz.. mas sempre se ferra quaando dá reposta errada e gritando, pensando q so tem ele na sala e q so ele é o certo.. aquele imbecil

    ResponderExcluir
  18. perfeito

    larissa

    larissadalbosco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. OOi eu amei sua visão sobe pessoas que se acham.Eu estudo e na minha sala tem uma garota q se acha muito.Aki eu vo te pedir um favor, eu fiz um blog e não sei como divulgar tem como vc me ensinar como eu divulgo ele gratuitamente....Me ajude mandando um email pra mim no luanne.lorena@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. em resumo...alguém que se acha...criticando outros que se acham...SOMENTE

    ResponderExcluir