sábado, 9 de junho de 2007

Homenagem a Piccard

Auguste Antoine Piccard (1884-1962) foi um físico, inventor e explorador suíço.

Em 1930, curioso a respeito das altas atmosferas, projetou um balão com uma cápsula pressurizada, feita de alumínio, adequada para o transporte de homens e instrumentos científicos a grandes alturas. Isso lhe permitiu ascender à estratosfera ( 15.838 metros); foi o primeiro homem a enxergar a curvatura da Terra. Fez mais vinte e sete vôos, chegando à altitude de 16.197 metros.

Voltou-se, então, para as profundezas do mar.

Seis anos depois de alcançar a estratosfera, apresentou o batiscafo, sua nova invenção. Trata-se de uma espécie de submarino que permitiria aos homens alcançar agora as profundezas do oceano.
Em 1953, Piccard mergulhou nas águas do mar Tirreno, e alcançou a profundidade de 3.150 metros.


Aprendi tudo isso ontem, enquanto saboreávamos uma maravilhosa tarte tatin, ao lado de amigos queridos.

Já estávamos na terceira garrafa de vinho, e começavam as confissões.

Um amigo, dos mais queridos e admirados que temos, contou que em uma época na vida foi redator de enciclopédia. E que o verbete que mais o impressionou, que mais lhe marcou, que mais o fez pensar, foi o que fez sobre Auguste Piccard.
E esse amigo, que é poeta, contou-nos a história de Piccard.

Contou que o cara viveu à busca de invenções que lhe permitissem ir o mais alto ou o mais profundamente possível.

E o Sérgio, esse nosso amigo, arrematou:

- Ou seja, o cara odiava a superfície!

Assim, Piccard tornou-se o herói do Sergio.

E o meu também.

deixo aqui a minha homenagem.
Aos dois.

8 comentários:

  1. E eu achei que se tratava do Jean Luc Picard, capitão da Enterprise.

    Quem sabe o pessoal da Jornada quis fazer uma homenagem ao aventureiro Auguste?

    ResponderExcluir
  2. Star Treck!!

    Puxa, bem que poderia ser, eu acho as metáforas usadas neste seriado (e nos filmes) muito boas.

    Tem um que eu assisti em que uma surgia uma sonda que iria destruir a terra caso não respondessem suas indagações.

    Aí o pessoal da Enterprise foi lá ver o que era esta sonda: era um satélite que tinha sido enviado ao espaço a muito tempo e já tinha viajado por todo ele e descoberto todos os segredos do Universo e agora queria saber quem era ele, para que estava aí, queria entrar em contato com seu criador...

    Cara, muito fera mesmo.

    Assim somos nós, seres humanos, sempre querendo ir além, querendo saber mais, querendo desvendar mistérios do mundo, quando na verdade, o maior mistério a ser desvendado somos nós mesmos.

    Abraço!

    PS: Ainda tentando ver o vídeo abaixo.

    Janaína.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,

    Tudo bem?
    Adorei a história do Piccard, principalmente o comentário do seu amigo Sérgio, "que o cara odiava a superfície!".

    Nunca pensei isso sobre o Santos Dumont mas acho que era por ai também. Eu estudei um pouco de sua história quando trabalhei ano passado na exposição Santos Dumont Designer. Mas ele tinha uma vantagem para os vôos. Era magro e baixinho (1,60m/ 50 kg)!!! kakakakaka

    Lu quando der da uma olhada no meu blog. É diferente porque é sobre meus artesantos. Você, a Caki e a Lu Gueiger foram grandes inspiradoras.
    Beijocas,

    Mari.

    ResponderExcluir
  4. Equilibrista!
    pois é... eu acho qu eo Piccard do star treck é um ahomenagem a esse Piccard daí, o nome dele.

    Jana! então vc é uma trekkie, heim?
    :-)!!!!!!!
    que legal! adoro!

    Mari,
    a visita ao seu blog foi tão inspiradora, que rendeu o post acima. :-)

    Equilibrista,
    eu mesma respondo: sim, a Lu Geiger do Equipe! e agora fiquei curiosa...
    rss...

    ResponderExcluir
  5. Hahaha! Agora devo estar de volta com mais freqüência. Acabou a maratona insanda de jornada quádrupla de trabalho para deixar tudo em ordem para o Congresso.

    Cadê a k.? Virou Janaína?

    Estou quase comprando a 1ª e 2ª temporada de Star Trek: The Next Generation (não gosto da série clássica), mas estou economizando pra comprar um sabre de luz. Hehehe (Star Wars vs Star Trek)

    Janaína, essa sua citação é do primeiro longa, com a tripulação da série clássica, onde VGER procurava seu criador. Mó viagem. Teve outra aventura bem doidona na qual tiveram que voltar para a Terra do século XX para levar uma baleia num aquário de alumínio translúcido.

    Bão, Lulu, não vou deixá-la curiosa: eu conheço o Enrico, irmão da Lu Geiger. Como na época em que eu freqüentava a casa dele eles moravam sob o mesmo teto, conheci sua xará. That's all. 8) (na verdade, tem uma ou outra história engraçada, mas, dessa vez, não vou contar)

    ResponderExcluir
  6. :-)
    equilibrista querido! que bom, já não tinha mais cabimento esse sumiço todo. bem vindo de volta, sempre.

    a K tá dando um tempo por aqui... sumiu um pouco, mas acho que tá bem, tá K. :-)
    a gente fica com saudades dela, mas é isso.
    A Janaína é a Janaína, vc vai ver, ela é o máximo. Quem manda ficar tanto tempo longe? é um agito, esse sofá da lulu!

    um beijo grande.
    Lu.

    ResponderExcluir
  7. Equilibrsita, eu assisti este também.

    Meu irmão é um devorador de Star treck. Ele baixou todos os filmes, todas as temporadas antigas e as novas e todo dia, antes de dormir, assiste um ou dois.

    E eu, quando vou pra lá, copio pro meu HD e assisto aqui em casa, cara é viciante.

    Pena qua não façam mais seriados como antigamente.

    Abraço.

    PS: Eu também sinto falta da K, mas só sou anônima pq não tenho blog.

    Janaína

    ResponderExcluir