sexta-feira, 15 de junho de 2007

ontem

E ontem minha amiga ligou:

- Luu.. não vou poder ir prá aí... estou passando mal. Vomitei... a gente não vai poder se ver.

Minha amiga que não pára de viajar, parece mais uma executiva, vive no jet set nacional, para lá e para cá... Minha amiga de todas as horas, e quase não nos vemos mais.

- Hum.... eu vou para aí.

- Para aqui para campinas?
-Õxi! Cê num vinha prá São Paulo, só para almoçarmos juntas? Cê tá passando mal, eu vou para aí, uai! Chega da gente não se ver mais...

e lá fui eu.
Quinta feira é o dia em que não dou aulas. Um luxo desse ano, tenho um dia da semana em que não trabalho. Meu dia. Procuro nem corrigir coisas, nem preparar aulas, às vezes dá, às vezes não.
Dia de ver minha mãe, ir ao cinema, almoçar com as amigas, fazer nada, escrever com calma aqui, ler literatura....
Ontem, que também era dia de aniversário do meu pai, fui à Campinas.

Engraçada a sensação de pegar estrada no meio da semana. No carro, David Bowie, Zeca Baleiro, Radio Head. Volume bem alto, uma hora e meia de estrada, eu sozinha, dirigindo, para ver minha amiga. Eu pensei assim: nossa, quanta liberdade.
e que bom.

e em homenagem ao meu pai, um vídeo do Andres Segovia, tocando Bach, Prelúdio preludio em do menor.
Meu pai me ensinou um monte de coisas. Dentre elas, a gente ouvia Bach juntos, ele me ensinou a prestar atenção na música, e me ensinou a amar o Segovia.
O vídeo é antigo, a qualidade não é boa, mas é lindo.
Feliz aniversário, pai.
E obrigada, por tudo.



7 comentários:

  1. Lulu,

    Ouvir Bach é uma experiencia única não é mesmo? Esse seu pai deve ser um cara muito sabio... Eu não sei colocar o link aqui sou lesado com internet, se você achar que deve, coloca pra mim, embora eu tenha uma puta insegurança acerca do que escrevo.. acho que escrevo mau pra chuchu..

    P.S Pegar a estrada, no meio da semana, vazia, ouvindo Radio Head é libertador... Só por curiosidade, o que ouvia deles?

    ResponderExcluir
  2. Oie Lu
    O teletransporte deveria ser inventado urgentemente por um único e bom motivo. Os amigos. Moro a duas horas dos meus pais, da minha mana e da minha melhor amiga. Não que eu não sinta falta da família e tal, mas o que incomoda mais na distância é que toda normalidade acaba calculada por causa da falta de tempo. A gente acaba marcando hora pra sentar, ver tv e falar bobagem, muitas vezes não falar nada (que é a melhor parte dos melhores amigos, não ter que dizer nada e ainda assim dizer tudo.)

    ResponderExcluir
  3. Não entendo muito como sair dirigindo por aí possa ser libertador.

    Pensa: tem que fazer marcha, tem que cuidar o transito, tem que dar seta, tem que olhar pelo retrovizor e tem que cuidar do volante e ultrapassar e pisar naqueles pedais e...

    Tá, já notou que eu nunca diriginaminha vida, né?

    Pois é.

    Mas uma vez eu tava descendo um morrão de bicicleta e senti como se tivesse voando. Aquilo foi libertador...

    E Bach é muito bom, principalmente quando ouvido no vinil com aquele barulhinho que só disco faz.

    Meu marido tem muitos discos de músicas clássicas: Bach, Mozart, Beethoven, Lizt, Wagner, Vivaldi, Tchaikóvski, Chopin, Haendel, Strauss e mais uns aí.

    O preferido dele é Lizt. Eu ainda não me defini. Depende o dia.

    Mas a minha composição preferida é do Beethoven: O imperador.

    Sei lá, me dá uma dor, uma angustia, um nó no peito e depois uma sensação tão boa de renovação, sei lá. Sei que é linda.

    Quando eu casei eu colquei Pachebell: Canon em ré menor (ou maior?). Lindo, quando escutei pela primeira vez, antes de eu pensar em casar ou conhecer meu marido, eu imaginei todo meu casamento. Conforme a música ia tocando eu ia vendo imagens e tal...


    Pois é...


    Dê um abraço em seu pai por mim. Esse negócio de pai deve ser legal...


    Abraço pra vc também!

    Janaína.

    ResponderExcluir
  4. também adoro dirigir em estrada!!!!
    pena que não tenho mais carro :(

    e como é bom ter amigos, pra podermos fazer isso por eles, né ;)

    ai, ai, Bach é inclassificável, ele é a própria definição da palavra "sublime": te tira daqui e joga pra lá, bem pra lá!
    :D

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Lu, nem preciso dizer que adorei o post, adorei a música e adorei a "libertação"! Foi uma surpresa incrívelmente boa! Sei que não tenho postado aqui com frequência, mas tenho lido tudo! Hoje comprei três mulheres de três pppês! depois te conto e comento no post aí em baixo!
    Love, Hugs & Kisses Always

    ResponderExcluir
  6. Lu, a Fá mais do que merece, mas a senhorita fez falta ontem, viu?! Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Não sei se essa mensagem vai chegar à Lulu. É para dizer que o presente de aniversário mais lindo que já ganhei foi esse video de Segovia tocando o preludio em do menor (transcrito para um tom acima, ficando em ré menor no violão). Sempre me comove esse preludio que foi a primeira coisa que escutei de Bach, e não soube na existencia desse video que permite ver as posiçoes que Segovia usa para tocá-lo. Esse presente é de uma delicadeza e sensibilidade tal que fico orgulhosissimo de tal filha!

    ResponderExcluir