terça-feira, 12 de junho de 2007

a questão das datas

a questão das datas é que por mais que você não ligue para nada disso, por mais que saiba que é tudo propaganda para vender mais celular, que todo mês tem mais alguma coisa, dia das mães, dos pais, dos avôs, da secretária, de natal, de ano novo, de roschaschaná, ramadã, lua cheia, lua nova, solstício, do raio que o parta, de páscoa, de natal, por mais que saibamos, convictos, do fundo do coração, da besteirada que é tudo isso...

é difícil, é difícil prá caramba passar imune e não querer entrar nem um pouquinho no clima proposto por eles, os demônios capitalistas e suas datas marcadas de amor, paz, mudança e união e felicidade.

E o pior é nunca essas coisas vêm sozinhas, vejamos:
com o natal deve vir árvore, iluminada, grande colorida; um papai noel branco e gordão descendo de uma lareira, presentes, neve, vermelho da coca-cola, peru, rabada, mas eu não gosto, foda-se é natal, faz parte, e a família reunida, papai, mamãe, titia, e o amor, e a propaganda, crinaças correndo pelo piso de taco, todos devem caber, todos juntos. e a propaganda, a porra da propaganda, ali, no inconsciente, falando: não é assim, tá errado, no comercial não é assim.

com o ano novo, praia, of course, e calcinha amarela para dinheiro, vermelha para sexo, e azul para paz e promessas e sei lá o quê. E uma peça de roupa nova, e outra peça de roupa velha, e as unhas cortadas, e felicidade, e pular ondas e muita atenção, porque como você passará o ano será como você ficará para o resto do ano inteiro seguinte. ( Pois é... alguém me incutiu isso na cabeça quando eu era criança e agora todo dia 31 de dezembro é uma espécie de tensão constante e ambulante. Um check up geral, tudo tem que estar em cima. Outro dia não estava depilada e nem com as unhas cortadas, e o ano novo chegava. Quis morrer, já comecei a me imaginar uma versão feminina do Zé do Caixão, as unhas cada vez mais compridas, para o resto do ano, o ano inteiro.)
Lentilhas, uvas, sete pulos, romã, dinheiro, flores, beijos, declarações, presentes, cartões, presentinhos, lembranças, atenção, tudo. E como sou meio judia, meio católica, e atéia, dali a pouco, vem tudo de novo.
Uma praga.

e páscoa, e coelhinho, e velas, e corações, e sei lá o quê.

então, nesse dia dos namorados, meus vivas aos infelizes, aos solitários, aos que andam sofrendo das coisas do coração, às putas e às amantes, aos amantes e aos putos, aos que estão perdidos, aos sem coragem, aos que tiveram coragem de dizer não, aos que tiveram coragem de dizer sim, aos que buscam, aos que pararam. Aos almadiçoados, os zicados, aos azarados e desastrados. Aos que ainda acreditam, aos que já desacreditam. Aos punheteiros, aos sonhadores. Aos que tentam e levam foras, e continuam tentando, aos que dão foras, às que dão foras, e a todos que continuam dando ( intransitivo!).
Aos solitários, aos infelizes, aos feios e belos, aos egoístas, aos que não sabem. Aos que conseguiram esquecer, aos que conseguem lembrar, às camadas, às nossas histórias, aos nossos passados, aos nossos futuros. Meus vivas. Porque esse mundo é torto, e de perto, ninguém cabe na foto, e ainda bem, porque a foto aprisiona, credo.

E o mais importante, mas o mais importante mesmo de tudo, é a gente ter coragem de Ser, inteiros e verdadeiros, do jeito que a gente for, cada vez mais, cada vez mais.

e todos os dias deveriam ser dias de namorar, ué; e de se apaixonar, e de se dizer que se ama.
Todos os dias, principalmente, dias de se reinventar, e dias de se libertar e dias de se apaixonar, sempre e de novo.
Porque os dias são nossos, e os nossos dias a gente que faz e vive, solitários e juntos, na corda bamba e no chão fixo.

beijos a todos.


vivamos tudo, todo dia.
e façamos nós as nossas fotos, nos nossos dias, nas nossas noites.


lulu

9 comentários:

  1. Eu comemorei o dia dos namorados no sábado, tanto que até tinha esquecido que era hoje...

    Eu fui criada no sul e a tradição das datas lá é muito forte, principalmente as de final de ano, aquela coisa de família numerosa e tal.

    Depois que me mudei pro Goiás e casei esqueci tudo e é meio triste meio aliviante...

    Eu não gosto de datas pra ganhar presente. Na verdade, meu sonho utópico de última romântica do mundo (segundo meu marido) é que todos os dias eu acordasse com serenatas e bilhetes amorosos e beijos arrebatadores.

    Mas vc me deu uma boa idéia.

    Na próxima existência vou serpersonagem de propaganda.

    Vai ser o máximo.

    Acho que no fundo quem se importa mais com o dia dos namorados são os solteiros...

    Meu marido sempre diz que foto prende a alma. É algo meio indígena e deve se verdade.


    Abraço.

    Janaína.

    ResponderExcluir
  2. Lú,

    por acaso foi você mesma que deixou um comentário no meu flog?Falando que adorou o link pra cá, que esta Luluzinha?

    Dá uma tristeza gigante por não tido você como professora...Amo tudo que escreve!

    E feliz dias do namorados!
    =**

    ResponderExcluir
  3. Janaína querida,

    pois é!! tenho esse negócio com foto também... não me encaixo, não caibo...
    ai, ai... acho que prefiro vc assim fazendo omelete com rapadura pro maridao e andando de bicicleta!!
    beeeijosss!!


    Karina!
    sou eu mesma! :-)
    que legal, adorei!!
    beijos,
    Lu.

    ResponderExcluir
  4. Lulu, obrigado pela carinho...esta passando...vai passar...tenho certeza que a tristeza ja esta indo embora...sao momentos...sao fases...e como meu blog e o meu diario...meu desabafo tem que ser ser escrito nele.
    beijinhos carinhosos cheios de energia positiva do outro lado do oceano

    ResponderExcluir
  5. Lulu,

    Feliz dia dos namorados e apropoveitando, feliz natal, ano novo, pascoa, hanuka (é assim que se escreve?) e todas as outras datas importantes ou não que eu não me lembrei.

    Mas acima de tudo feliz VIDA pra você. Com toda a intensidade e colorido que você merece (e uns cinzas também de vez em quando)por que é de VIDA que a gente precisa não é mesmo? As datas? Ha! deixemos os marqueteiros inventarem o que quiserem!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHHAHAhahahahahahhaha.

    Cara, olha a imagem que você tem de mim: uma mulher fazendo ovo com rapadura pro marido e andando de bicicleta.

    Que é isso Lulu, assim até vai parecer que sou magra.

    Combina mais comigo uma preguiçosa sedentária comendo chocolate na frente do computador.

    Na verdade, só ando de bici quando vamos naquele parente que é longe. Fora isso ando a pé, cidade pequena, sabe como é.


    Abração.

    Janaína.

    ResponderExcluir
  7. Adriana,

    sim, os dias passam e as coisas melhoram. Os momentos de tristeza às vezes vêm para o bem, também. UM beijo bem grande,
    estamos por aqui.
    Lu.


    Miranda,
    toda a felicidade de todos os dias procê também!!
    Obrigada, mesmo.


    Milton!!

    vixi maria!! brigáda!!!!
    :-)

    Janaína,

    pode acrescentar aí à sua imagem um monte de livros, cadernos, folhas...
    :-)

    beijos bem grandes a todos,
    Lu

    ResponderExcluir
  8. Nossa, seu blog é ótimo...estava eu no google, procurando uma música do Fito Paez, e eis que um dos links foi o link para o seu blog (música dar és dar - VT? rsrs)...eu como uma fuçadora de blogs gostei do seu!!! Adorei sua crítica ao dia infernal dos namorados...e um brinde aos espontâneos, que namorando ou não sabem o que significa esse dia de merda!!! (mesmo com uma dorzinha no coração pela falta de imunidade à toda essa baboseira)

    ResponderExcluir