sexta-feira, 30 de março de 2007

A consciência de zeno


e para não dizerem que só de carne se faz meu espírito....

Estou lendo A consciência de Zeno, do Italo Svevo. O Milton Ribeiro me falou que é tudo que se pode esperar de um livro. Eu digo que é mais. É um assombro e, o que é melhor ainda, é um assombro divertido, divertidíssimo. O Zeno entrou já para minha galeria de melhor personagem dos últimos tempos. Daqueles meio sem caráter, eternamente no último cigarro, que diz assim, por exemplo, sobre o cigarro:

"Creio que o cigarro quando se trata do último, revela muito mais sabor. Os outros têm, sem dúvida, seu gosto espeial, porém menos intenso. O último deriva seu sabor do sentimento de vitória sobre nós mesmos e da esperança de um futuro de força e de saúde. Os outros têm sua importância porque, acendendo-os, afirmamos nossa liberdade e o futuro de força e de saúde permanece, embora um pouco mais distanciado."


ou...

"A doença é uma convicção. E eu nasci com essa convicção. "

ou ainda, falando sobre o casamento:

" acho que consituiu para ela surpresa agradável constatar que depois do nosso casamento jamais lamentei a perda de minha liberdade, preocupado que estava em lamentar outras coisas."





e é tão bem escrito. A certa hora, você se depara com uma frase dessa:

" E olhou em torno como se buscasse fora de si o que em seu interior não chegava a apreender. "
uma coisa.

Não há nada com um personagem bem construído. É tão difícil construir personagens, a maioria das gentes faz arremedos de si mesmo, eu mesma inclusa nisso. Todos meus personagens são mais ou menos eu, ou partes de mim, ou que eu gostaria de ser, sei lá. Eles não têm vida própria, não me descobrem, não os descubro. Queria um dia escrever sobre um completo desconhecido de mim, alguém que eu nem entendesse direito. Aí ia ser legal de verdade. Por enquanto fico comigo.

E com o Zeno e sua consciência honestíssima, que impressiona até o último fio de cabelo.
Se você está á procura de um livro, vai lá e arruma esse. Uma delícia, um presente que vc se dá.

6 comentários:

  1. Luzinha, vc sabe se o Alex tá mediando os comentários dele ou se eu que tô tendo problemas com a tecnologia? Cansada. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Engraçado... eu li "A consciência de Zeno". Foi um caso em que eu li tantas críticas positivas ao livro antes de lê-lo, que ao fazê-lo ele acabou ficando lamentavelmente decepcionante...:-(

    ResponderExcluir
  3. e qdo me pedem pra traduzir uma coisa e eu, como amante das línguas, fico tentando explicar que certas coisas não têm tradução perfeita? cadê a palavra? e me acham uma péssima tradutora (ah, fala nada).

    e qdo eu tenho dois filmes na cabeça há anos e ninguémn sabe que filmes são esses e eu tento descrevê-los e nada? cadê os nomes? e me acham louca. pra variar. k

    ResponderExcluir
  4. Marcos...
    ow...acontece...

    K!!

    Pode bagunçar à vontade!!

    exato, palavras sem tradução, filmes que a gente lembra mas esqueceu como chama...

    ResponderExcluir
  5. O livro é deslumbrante!

    Pra aquém do que contém o livro:
    Há tanta gente como Zeno neste mundo... A fala escorregadia e refinada, a inconsistência nas decisões, os peitos grudando no queixo, o foda-se pra todo mundo com a cara de maior bonzinho! E, principalmente, uma inteligência de arrepiar.
    Zenos e Zenas: mantenham distância!

    ResponderExcluir
  6. luluca.

    é isso aí. legais de serem lidos, distância na vida.

    ResponderExcluir