segunda-feira, 5 de março de 2007

Risoto de Lula

1) O caldo do peixe.

O segredo de qualquer bom risoto está basicamente no caldo. Esqueça esses negócios quadradinhos escuros cheios de química que dizem ser concentrados de caldo e têm todos os mesmo gosto e tal. Faça você mesmo seu caldo, não é tão difícil, e com um bom caldo como base, qualquer coisa fica boa.
O caldo de peixe se faz assim: peça para seu peixeiro não jogar fora e te dar a cabeça do peixe que você comprou ( ou alguma que ele tiver por lá), junto com as espinhas, o rabo, tudo.
Aí você pega uma cebola, pimenta do reino preta ( em bolinhas), bastante água ( uns dois litros). Verdinhos- cheiro verde, essas coisas - se tiver ( não tínhamos) , vinho branco, um copo , se tiver (não tínhamos, colocamos meio limão e deu certo também). Sal ao seu gosto.

Tudo na panela, aguarde levantar a tal da fervura, deixe uns vinte minutos em fogo brando e pronto, seu caldo tá pronto. Ele não vai ficar super forte nem é uma sopa, é uma base para seu risoto.

Aí você pega as belas lulas que comprou ali na mesma feira, e faz cortes de modo a formar rodelas. Esquenta o azeite já na panela em que o risoto será feito e passa as lulas por lá. Atenção: sobre o ponto da lula: a lula é transparente, assim que ela começar a ficar branca, é porque já tá bom. São alguns segundos, não dá nem um minuto, assim ela não fica borrachenta nem nada.


As lulas ficaram prontas. Você experimenta para ver se estão gostosas, essas estavam uma delícia. Reserve. Não coma muitas, porque senão não sobra pro coitado do arroz.

Aí você refoga cebola na manteiga, depois que refogou , coloca o arroz, refoga o arroz, e então coloca um pouco de vinho branco ( meio copo) não tínhamos, colocamos do tinto que estávamos bebendo mesmo. Mexe bem. E aí coloca o caldo, aos pouco, vá mexendo, arroz de risoto pode mexer. O caldo deve estar quente. Se vc quiser, aproveite o caldinho da lula que se forma enquanto ela descansa lá.

Vá experimentando, colocando mais caldo se for necessário. O arroz não deve ficar hiper cozido, cuidado. A gente usou arroz de risoto, mas pode ser qualquer um, o de risoto fica mais gostoso.

A finalização é super simples:
depois que o risoto estiver pronto, ou seja, estiver al dente e no ponto, junte a lula.




e bom apetite!!

5 comentários:

  1. Risoto da Lu la.

    Vc tem ido ao meu blog? Vc tá bem? Vc vc vc...?????? Saudade.

    Tô gripadinha, sinusite e tal.

    Mas fiz massagem hoje(pra espalhar melho o vírus no corpo, claro)e tô bem. Daqui a pouco, academia e aula.

    Eu quero colinho... :-( k dodói.

    ResponderExcluir
  2. Imagino a alegria dos convivas felizardos...

    V. I.

    ResponderExcluir
  3. K,
    chazinho, descanso...

    V.I.,

    o convivas felizardos mereciam todo tratamento VIP que a casa podia oferecer... :)

    ResponderExcluir
  4. oi, lulu, saudades da tua cozinha. sumi, mas já voltei. eu amo risoto, com todas as minhas forças. risoto e bolo são as minhas comfort foods favoritas. fui ao mercado de peixe na semana passada (saí de lá com um badejo e uns camarões supimpas!) e quase comprei lula. só não trouxe porque nunca havia preparado lula e não tinha uma boa receita. agora já tenho. brigado, linda. bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Lulu, estava pesquisando um risoto de lulas e achei este seu, muito gosotoso inclusive, mas depois olhei no site "mundo dos sabores" e achei que a foto que está lá é das suas lulas!! Se você quiser conferir, olha lá: http://mundodesabores.com.br/receitas/risoto-de-lula-em-aneis

    ResponderExcluir