sexta-feira, 30 de março de 2007

rosbife

Sim, caros amigos e amigas, na cozinha da lulu entra, de vez em quando, um bifão.

Não sou hiper carnívora, mas me acabo num bichinho bem feito. Não todo dia, fico um pouco enjoada e acho carne meio pesado. E há um lado de mim que, sim, fica com um pouco de pena dos bichinhos escravizados e hormonizados e submetidos a sei lá que tratamentos cruéis para meu prazer e satisfação. Sinto culpa. Simpatizo com as vacas, condôo-me ( ???) pelo bois. Com frangos meu problema é maior ainda. Li uma vez uma porcaria de uma reportagem sobre as indústrias produtoras de ovos e pronto, foi o suficiente. Agora só compro ovo com certificado de galinha feliz. Sério, vem escrito na caixa assim: esses ovos nasceram de galinhas felizes e realizadas.
Tá, num vem escrito exatamente assim, essa é minha interpretação, concedo. Mas vem escrito que as galinhas pelo menos foram criadas soltas e alimentadas com comida de galinha.Uma vida feliz, o que mais uma galinha pode querer?


Bom, o fato é que ontem compramos, temperamos, preparamos e comemos o pedaço dum boi. Um contrafilé. Se ele, o boi, foi feliz em sua vida, não sei. Ontem, nós fomos.

Vamos à receita.

Em primeiro lugar você abstrai, pára de se preocupar com a felicidade do boi alheio e vai lá no supermercado ou no açougue e acha um belo pedaço de carne.
Se você não quer trabalho e quer todas as garantias de que a coisa vai mesmo dar certo, compra um pedação de filé mignon. Mas é caro e também não é tão saboroso, para falar a verdade. Filé mignon é, basicamente uma carne molinha, mas sem graça. Falta-lhe o sabor e o interesse de uma carne que teve que trabalhar na vida.

Dá certo se comprar uma maminha. Compramos um contra filé, mas aí você tem que ter paciência para limpar o bicho, tirar todos os nervinhos e gordurinhas que vir pela frente. Fica ótimo um rosbife com contra. Tem gente que só usa lagarto, não entendo. Carne mais sem graça, sô... esquece o lagarto.


Comprada e limpada a carne, você faz uma mistura com mostarda, azeite, sal, pimenta do reino. E deixa a carninha descansando lá dentro.

Momento sinta o clima da minha cozinha....

Momento olha prá ver como é que fica.


E como você sabe que o tempero é bom? Você lembra da linda da Nigella, coloca o dedo ( no tempero, não na carne) e experimenta, usando todo o seu charme. Tem que tá gostoso.


Aí você deixa o bicho descansando por um tempo. Tipo uma hora, acho. Não precisa deixá-lo ali para sempre, imerso em seu banho de temperos, prá sempre. É só para pegar o gosto, uma hora é mais que suficiente.

Aí... se você tiver uma panela de ferro esmaltado laranja maravilhosa que você ganhou de casamento dos seus amigos queridos, você a retira do armário. Senão, pega uma panela aí qualquer mesmo. Se tiver fundo grosso ótimo, mas senão tiver, dá certo também. Não tão certo, mas dá certo.

E dá-lhe azeite. Um dedo de azeite na panela, não pode economizar no azeite, feche o os olhos e vire a garrafa.
E esquente o azeite.



esquentado o azeite, joga a carne lá. E ouça o barulho delicioso de um corpo frio jogado no azeite quente ( pronto, já me empolguei agora.. quem mandou comer carne? ) .

E vai fofocar um pouco com seus amigos, e serve mais uma taça de vinho prá todo mundo que a essa altura o papo já engrenou, as pessoas chegaram e todo mundo comenta pasmado o lance lá do Henry Sobel. Ah.. ele vai alegar cleptomania, tipo a Winona Rider. Não.... Disse o outro. Cleptomania é uma doença que só dá em mulheres. O QUÊ?? pularam todas as mulheres!! Seu racista! Digo, machista!! Mas é... segundo ele, na época da Winona, quando não se falava em outra coisa, falou-se isso, que cleptomania é uma doença que só dá em mulheres. Será?
Quem tiver informações a esse respeito, pode mandar pro diário da lulu. E já criaramo movimento free henry sobel, com direito a camiseta e tudo!! hahahaha.


Bom, nesse momento, a carne já deve estar boa para ser virada. Não pode esquecer. Mesmo que estejam contando que o rabino Sobel foi preso porque roubou quatro gravatas, não pode esquecer da carne.




O lance, o grande e verdadeiro lance, é você colocar o fogo o mais alto possível. O negócio todo tem que acontecer em altíssimas temperaturas. Não pode ser morno, não pode ser mais ou menos, tem que ser radical. Daí a preferência por uma panela que aguente o tranco.Quanto tempo fica? Hum... tem que dar tempo da outra amiga contar também da viagem que fez, de todos falarem mal, mas realmente mal, muito mal, de alguém, e de abrir mais uma garrafa de vinho. Uma meia hora. Tem que ver, a carne não pode passar, não pode ficar dura, não pode cozinhar. Se o azeite não estiver fervendo o tempo inteiro, a carne cozinha, e aí fica uma droga, adeus rosbife. Muita atenção.
E a grandeza do robife acontece quando o entorno do bicho fica crocante e o de dentro fica mal passado, ambos saborosos. Tira, corta um pedacinho, e vê. A carne não precisa ir berrando pro prato de tão crua, mas também não pode morrer de tão bem passada.



e aí você serve. Com mostarda, chutney, se tiver alguma, salada, sei lá. Servimos com arroz selvagem ( hahahahaha!! adoro esses nomes!!! o que vem a ser um arroz selvagem???). E aí vai lá e abre mais uma garrafa, que ninguém é de ferro.

e tim tim.
e pruma boa receita de sobremesa, vão lá no pensar enlouquece ler o receita de petit gateau, tá hilária, nada como uma receita bem escrita e bem humorada.

12 comentários:

  1. Eu sempre achei que aquele sotaque do Sobel escondia algo de mais sórdido. k

    ResponderExcluir
  2. mas sabe que eu ainda sonho com suas saladas? uma salada, uma carne e um petit gateau (hoho) depois.

    me mudei de novo, mas agora tenho vergonha de vc. vc chegou a ver o último post? espero que não. o do video? bem, espero ter saído de lá antes da sua visita.

    k

    ResponderExcluir
  3. Eu compraria um livro de receitas assim, mas não sei se iria cozinhar ou ficar me divertindo horrores com o texto.
    Acho que ambos, né?
    bj.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro cozinhar e adoro a Nigella. E mais ainda aquela trilha sonora de filme B da década de 70 dos programas dela. Mais Nélson Rodrigues, impossível.

    Nigella é uma mestra da "confort food"...:-)

    ResponderExcluir
  5. Marcosvp, ela é mesmo...chega a ser sacanagem, eu como tenho uma "quedinha" por "confort food" me sinto estranha vendo o programa dela.
    É como um alcolista assistindo ao programa de apologia a cachaça...hahahah

    ResponderExcluir
  6. K, ainda estiu te devendo mais receitas de salada.

    Marcos e Vivien,
    a Nigella é a minha Í-DO-LA.

    beijinhos a todos,
    Lulu.

    ResponderExcluir
  7. "estou", foi o que eu quis dizer ali em cima. desculpa, gente.

    ResponderExcluir
  8. Lu, você save que sua panela esmaltada linda de morrer é chamada dutch oven por aqui? Eu comprei uma assim de birra, sem o marido para ajudar e arrestei ela pelas ruas de NY e depois pelo metrô e as escadas do metrô. Mas anyway, o que eu quero dizer é que chama dutch oven pq vc pode começar a cozinhar a carne no fogo alto e depois joga uns legumes, vinho e caldo de carne e coloca ela no forno por uma hora. É uma delícia!

    ResponderExcluir
  9. Hmmm!! caki!!! receita a ser logo logo testada!!!
    e nada como uma birra bem justificada!!
    beeeijos,
    Lu.

    ResponderExcluir
  10. eu testei a receita e foi aprovadíssima! servi com salada de rúcula, tomates cereja, mussarela de búfala e manga!

    beijos Lu

    ps- amigos maravilhosos deram a panela, eah??? {BICOOOOO]
    hahahhahahah

    ResponderExcluir
  11. fabiola,
    jura que deu certo? eu sempr efico encanada para saber se as receitas são factíveis!!

    e quanto aos amigos... o presente maravilhoso dos outros amigos é um tanto impublicável aqui... hihihihihi...

    beijocas!!!

    ResponderExcluir
  12. eu também não sou lá muito carnívora. talvez pelas mesmas razões que você... atualmente penso que posso passar sem carne, isto é: se não tiver nenhum bife cheiroso perto de mim. mas esse teu rosbife, hein? que isso. tentação total! bjs

    ResponderExcluir