terça-feira, 27 de março de 2007

truques de beleza: a verdadeira verdade


Ser bonita, bonita mesmo, indiscutivelmente bonita, dói. Requer esforço, disciplina e força de vontade. Pra mim, pelo menos, dói, não em termos de alma, tô falando em termos físicos mesmo.

Eu acho que eu sou horrorosa e bela. Às vezes eu tô horrorosa, feia de doer e assustar, às vezes eu tô bela, linda assim como uma deusa, e a conjunção de fatores que levam a esses resultados é algo misterioso, porque não tem a ver com quilos a mais ou a menos, nem com novos cortes de cabelo, nem com espinhas que apareceram ou não. Estar num dia bonita e no dia seguinte horrorosa é quase um fator místico, que não sei explicar direito. É claro que tem a ver com estar bem, feliz, desencanada, descansada, animada, sei lá, ou não; mas para mim esse fica sendo um dos grandes mistérios do mundo.

Mas não é disso que eu tô falando, nem estou falando de charme, nem de sex appeal, nem de atrabilidade, se é que essa palavra existe. A mulher ou o homem podem ser lindos e repelentes, cúmulos da sem gracisse, não tô falando de nada disso.

Tô falando de ser linda assim de sair sempre bem na foto ( o que , repito, não significa ser feliz, nem bem resolvida, nem atraente), e as pessoas olharem e falarem assim: nossa, que linda. Isso, pelo menos prá mim, dá trabalho, muito. É uma eterna conquista, uma batalha diária, na maioria das vezes empatada ou perdida, acho, e hoje, com a pele inteira ardendo, vou desabafar. E contar, a todos, a verdadeira verdade sobre esse esforço, porque também me enche aquelas mulheres maravilhosas que falam que não fazem nada, absolutamente nada, para ficarem assim... tomam só água. Sei. Depois dos trinta? sei....

A mim, quinzenalmente me arrancam os pêlos com cera fria. Todos os pêlos. Há uma verdadeira busca persecutória pelo meu corpo inteiro à procura de pêlos sobrantes. Do rosto, das axilas (porque eu não tenho sovaco, já disse), das pernas, até da bunda meus pêlos já foram arrancados. Fecho os olhos e me entrego, porque mulher com pêlo nas pernas não dá, e o modelo Claudia Ohana mata atlântica de beleza já era, vamos combinar. Então é bom, e a gente se sente ótima depois. Mas dói. Dói prá burro. E alguns dias depois, como se não fosse suficiente, as porras dos pêlos crescem cada um de um jeito, cada um numa hora... e todos, indefectivelmente, teimam em crescer, sempre, de novo... ( ah.. pelo subsídio governamental da depilação à laser!!)

Depois, ali no mesmo salão, te arrancam as carnes e peles sobrantes de todos os dedos, te móem as cutículas de todas as unhas, te raspam os pés, te pintam as unhas que, invariavelmente, ao menos no meu caso, acabam borrando na primeira marcha trocada. Eu não faço, mas se ainda queremos brilhos e luzes no cabelo, ainda ficam três horas te puxando, e pintando, e fazendo da sua cabeleira uma visão digna dos mais horrorosos filmes de espanto e terror. Depois fica lindo, mas o processo é um saco. Não há revista Caras que amenize.

Também tenho que prestar sempre atenção em cada taco de comida que coloco prá dentro, contar os copos de bebida, ficar contando. A vida se torna um eterno cálculo, energia ingerida, energia gasta, um eterno balanço onde, no meu caso, o que foi ingerido sempre ganha daquilo que foi gasto... Uma tristeza....

Numa festa, mal olho o que é servido e logo uma tabela interna de calorias e fibras e porcentagem de gorduras já começa a operar. Eu, que amo comer e beber, bem e muito, acho uma chatice sem fim, mas num tem jeito, é assim que é, e tome inveja daquelas e daqueles que de fato comem de tudo e muito e não engordam. E daquelas mulheres que se contentam com uma saladinha, e ainda falam: "ah.. pra mim tá bom". prá mim não. raramente uma saladinha prá mim basta. Buááááá.

Ginástica, uma rotina diária, claro ( sim, caras leitoras e leitores, comprei meus tênis e virei a lulu malhadora) . Pesinhos e bicicleta e alongamento e ai que delícia mas cansa, e o corpo às vezes dói e às vezes parece que mal há forças para se sustentar a si mesma, quanto mais puxar o ferro de um aparelho que se assemelha àqueles instrumentos medievais de tortura mas que vão, sim!, deixar minha bunda um espetáculo. Sim, eu sei... Há a endorfina, a adrenalina, e putaquepariumina que fazem dos exercícios uma delícia e tal, mas vamos combinar, às vezes enche. E hoje é meu dia de desabafo. Depois escrevo um post falando como tudo isso é na verdade uma delícia.

E a pele. Ah... os mistérios da cútis. ... Minha pele é ruim, uma bosta, sempre foi. E dá-lhe cremes, e peelings que me queimam e me deixam vermelha e ardendo e descascando por dois ou três dias seguidos. E dá-lhe lavar os rosto três vezes ao dia, e depois da festa, trôpega e tonta, tirar todo o rímel e o blush ( ui, que antiquado foi falar blush) , força de vontade para passar hidratante, todos os dias, antes de ir dormir... Sim, é gostoso, nada como uma pele macia, mas que atire a primeira pedra quem nunca quis mandar a hidratação para a pqp e sentiu vontade de abraçar e louvar a secura, ou os cravos, ou dizer em voz alta e brado retumbante: QUE VENHAM AS TOXINAS!!

Sem falar na limpeza de pele, quando uma mulher invariavelmente sádica, se compraz em, depois de uma máscara gelada, outra que te puxa os ossos, outra que te raspa inteira e outra que te faz suar, esmagar todos os cantos mais recônditos do seu rosto até que deles saia o último cravo maldito. E você, por sua vez, sai dali... vermelha, marcada, inchada... e agradecida.

E os cuidados com o cabelo... Penteá-los, amarrá-los, secá-los, alisá-los, encaracorá-los, lavá-los, limpá-los, pintá-los, despintá-los, cortá-los, deixá-los soltos ao léu... Mil gestos, mil preocupações. E eles te desobedecem, e seguem um princípio bem parecido com aquele da beleza: tem dias que você não faz nada, e eles estão lindos. Outros dias, mesmo depois de fazer de tudo, e eu digo absolutamente tudo, inclusive ficar com uma touca quente de bolinhas vermelhas por meia hora na cabeça, eles se recusam a cooperar. Têm vida própria, os cabelos.


e às vezes sinto como se tudo o que eu fosse fazer pudesse ser usado contra mim. Ah.. você vai dizer que chega?? você vai ligar a tecla do foda-se e ir até o Mac Donald´s???? você sabe o que isso significará para você??? ( e antes que me xinguem e me escrevam como o Mac Donald´s de fato faz mal , aviso que faz acho que um ano que não vou lá. Mas gosto de um mac chedder. Pronto, falei. ) Ou... Você vai mesmo dormir sem tirar a maquiagem??? E os seus poros fechando-se, sufocando, entupindo???? Sim.. refrigerante diet? hahahaha... pobre lulu.. .mal sabe ela que refrigerantes diet também dão celulite...

sim!! falei o nome das ditas... ce-lu-li-te... pronto, morremos todas na praia. Porque do monte de amigas que tenho, duas, acho, não sofrem desse mal. e olha lá. Sei lá... devem os hormônios que colocam no frango, porque não é possível....

E acho que a gente faz tanto tudo isso, todos os dias, todos os meses, todos os anos, que chega uma hora que mal percebe e tudo vira rotina. Espero que chegue logo esse momento para mim. Porque vale a pena, é legal ser linda, o que, me entendam, não significa pesar 45 quilos nem nada disso. Significa tá bem consigo mesma, e se isso significar seguir os ultra padrões impossíveis de capa de revista, tchau. Boa sorte. Para mim tudo isso significa se sentir bem na própria pele, seja lá o que isso for. os tais cuidados e atenções. mas me cuidar, para mim, é uma batalha e um esforço diários. Para mim dói, cansa, custa caro, enche... e cadê minha compressa de água boricada? Porque hoje a porra do peeling tá me comendo a bochecha, juro. Depois que minha pele ficar de bebê vou ficar hiper feliz, vou mesmo, mas hoje é o dia de desabafo, porque ficar linda é trabalhoso. Prá burro.

e atenção, é trabalhoso ficar linda por fora e é trabalhoso ficar linda por dentro. E os dois valem hiper a pena, e são, mesmo, uma delícia. E não há padrões para nada mas sempre se aprimorar requer esforço. E nem sempre é fácil, o prazeroso. Acho que é isso que eu quis dizer. acho.




beijos a todos,
Lulu.



Sobre o tema, se você é novo no diário e gostou, leia também:

um post que dá instruções para meninos perdidos.
e esse, que tenta narrar um momento de crise.

6 comentários:

  1. Olha, eu tenho suvaco. Bem lisinhos, é verdade, mas são suvacos. Macho que é macho tem suvaco.

    Países baixos mereceram aletrólise(porque a loira aqui não tem pêlos grossos e escuros o bastante pra laser nenhum pegar)e, como a branquela aqui tem pele sensível, resolveu fazer sem anestesia, claro, pra não machucar mais a pele.

    Quase não tenho pêlos nas pernas, mas elas merecem massagem toda semana. Pra diminuir retenção de líquido e celulite.

    Cremes de 200 reais pra cima pro rosto, pra bunda, pras coxas.

    Malho horrores. 11 pares de tênis de 500 reais, acho. Blusinhas combinando com calça que esconde celulite. Isso meu Mastercard compra.

    Não conheço na face da Terra quem cuida mais do cabelo como eu. E ele continua feio.

    Tomo suplementos pras unhas e pro cabelo, e todos continuam quebrando.

    Endócrino, coitado, tenta regular hormônios. Pergunta se ele consegue.

    Enfim, no meu caso, ser feia dói pacas e dá um trabalhão.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não sou analfabeta: Eletrólise.

    ResponderExcluir
  3. post magoado da porra. hahahahahah... ih, até fiz referência ao outro post incompreendido! k

    ResponderExcluir
  4. pois é K....
    ficou tão magoado qu eninguém comentou. Acho que ficaram com dó deu.

    ResponderExcluir
  5. Só um segundo, vou ali cortar os pulsos e volto já!
    PQP!

    ResponderExcluir
  6. aa, eu adoro ficar linda! Mas acho que ficar linda internamente é muito mais dificl que externamente! Por que internamente a única interpretação é a sua própria

    ResponderExcluir