quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

saladas : salada morna com frutos do mar

Salada é coisa séria seríssima, e em tempo de dieta ( hahahahahaha...) torna-se assunto da mais alta importância e que requer toda nossa atenção. Uma salada, assim como o peixe grelhado, pode ser a coisa mais sem graça do mundo, aquele tipo de comida sem sabor, sem alegria e sem sal, que pisca e avisa para você: morra, sua sem graça, que você está gorda, é culpada, e só vai comer coisas insossas para o resto da sua vida de gula e pecado...

Isso acontece quando a comida é feita com tristeza, culpa e depressão, sob a opressão dos quilos a mais... e aí a pescada branca é quase esturricada de tão passada, o alface aparece inteiro à mesa, sem nem um azeitinho a dar-lhe brilho, o tomate nem é cortado, o caldo foi tão coado que a menor partícula de gordura se esvaiu e do sabor dos vegetais restou uma água morna e turva, que você bebe porque acredita que lhe fará bem, e por nenhuma outra razão....

Nada disso acontece na mesa da Lulu, que não obstante querer ficar elegante e bela, prefere ter com musa alimentícia uma Nigella, com toda sua sensualidade, beleza e generosidade carnal, a uma über model de 40 quilos que nem deve saber o que é comida, ou, se sabe , depois corre logo ao banheiro mais próximo e enfia seus dedinhos na garganta até que saia, privada abaixo, a última víscera engordativa. Pronto, falei. Viva o número 42 , vivam todos os números de corpos felizes... (ok, fá... 44, 46....)


Voltando à salada... Eu adoro salada, já disse, assunto sério que merece toda nossa dedicação, amor e respeito. Eu faço assim: primeiro, gosto de ter na salada várias alfaces diferentes. cada uma com seu gosto e textura: a alface americana, crocante e verde água, a alface romana, uma alface crespa, alface roxa, miolos de pés de alfaces....Quanto mais variedade melhor, é uma delícia sentir a mistura dos sabores das diferentes bichinhas e, além do mais, fica lindo no prato. Gosto de rasgar as folhas com minhas mãozinhas, e fazer um prato bem bacana. Para quem gosta, um amargo para dar contraste pode ficar bacana também, eu não curto muito, mas às vezes coloco umas folhas de radicchio só para ter um belo vermelho em meio a tanto verde. Amo agrião e rúcula, embora deva confessar que demorou muito tempo para entender qual é qual.

As folhas devem estar hiper secas, e por isso toda mulher e homem modernos que se cuidam e comem folhas ( paisagem, como diria uma professora nossa) devem ter um daqueles trecos mágicos de secar folhas, cujo nome eu não sei mas que é fundamental: você coloca os vegetais banhados lá dentro, gira, e as folhas saem secas e viçosas, prontas para o abate.

Aí, o molho. Mais tarde escrevo sobre os diferentes molhos de salada que gosto, e cada um também pode dar sua receita, mas fiquemos no básico: três para um, três medidas de azeite para uma de vinagre. Como eu não gosto de vinagre e sou moça de finíssimo trato, nas minhas saladas só entra aceto balsâmico, ás vezes um limão... mas vou de aceto.
Como era ano novo e não ficaríamos só nos verdes... então entraram em cena as lulas e os camarões... ( quem entende de dieta começou a rir nesse momento...)

Você pode grelhar ambos, que é mais sensato e fica ótimo também. Nesse dia, comemorativo, uai, passamos as lulas e os camarões numa farofa grossa de pão amanhecido ( é só esmigalhar o dito) e jogamos, primeiro as lulas, depois os camarões, no azeite bem quente. Deixe o menor tempo possível, para que os sucos e a sustância do molusco e do crustáceo não se percam. A salada base já está temperada, esperando seu par perfeito, como uma noiva perdida em dia de casamento ( nossa, me empolguei agora!). Aí você joga os bichinhos do mar em cima, quentes, e fica uma salada com frutos do mar morna, deliciosa, linda, gostosa e chic. Para começar o ano, foi ótima. E tim-tim.

12 comentários:

  1. Aviso tardio: não leiam (nem vejam) este post antes das refeições, ou nem precisará de sino para começar a salivar e para o vácuo gástrico se manifestar com força total.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma coisa importantíssima da vida e sem nome: o "secador de saladas".

    ResponderExcluir
  3. AMIGA MANEQUIN 42 VOCÊ FOI BONDOSA, NÉ? HAHHAHAHAHHAAA

    ResponderExcluir
  4. AMIGA MANEQUIN 42 VOCÊ FOI BONDOSA, NÉ? HAHHAHAHAHHAAA

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. AMEI!!!!!!!!!!!!!!!!!! Gente, eu AMO salada! Não sei cozinhar, não sei fazer salada(quer dizer, até sei, mas não tipo esta aqui ao lado), sei da importância do secador de salada... Ai. Amei. Quero. Qdo vc me chama pra comer salada?

    E vc tocou num assunto. O preparo da comida e os sentimentos. Amore, sobre a pergunta que fiz no Orkut: é exatamente isso que eu quis dizer. Se já tá provado que as moléculas de água se modificam dependendo do pensamento depositado nelas... Uma comida recebe tudo de quem faz. Parece revista Claudia, tá. Mas isso tem fundamento e aquilo da pergunta do Orkut não é sobrenatural. É natural pacas. Assim, da mesma forma que vc e sua salada o são. k

    ResponderExcluir
  7. Eu amo salada tb. e nem sabia a existência da "alface romana". Qual é? Eu preciso desse trqco de secar alface! Onde compra?
    Ah eu adorei o presentim... Super apegadinho.
    Lindo!
    tanxx´s

    ResponderExcluir
  8. Môô querida,
    o treco de secar aalace é um must!!A Helena que sabe onde compra!! E seu presentim que foi o luxo dos luxos!!brigáda a você!!
    beijos, Lu.

    ResponderExcluir
  9. Monayna:
    O secador de salada a gente compra em qualquer dessas lojas de utilidades domésticas tipo Camicado. O da Lulu eu comprei em uma na Cunha Gago, perto do mercadão de Pinheiros. Muito útil esse troço mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um secador de salada e junto com o George Foreman grill é uma das coisas mais legais que tenho na minha cozinha!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Fá!! Eu num acredito que o grill do Foreman funciona!!!!:)!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre quis saber por que esse grill seria tão especial, alguém me explica?

    ResponderExcluir