quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Para dias quentes e preguiçosos





Pegue alguns tomates bem maduros, uns quatro ou cinco, para duas pessoas. Para essa receita, use aqueles tomates lindos e desavergonhados de tão vermelhos, que piscam para você na feira ou na gôndola do supermercado e quase estouram com suas sementes e suco. Nada de frutinha meia boca.


Pique-os em quadradinhos pequenos, não tão pequenos que se desfaçam e vire tudo uma maçaroca de tomate, mas pequenos, para que caibam vários na boca.

Coloque-os na sua bela tijela. Jogue azeite por cima, com generosidade e sem medo. Se tiver, arranque umas folhinhas de manjericão fresco, e espalhe-as sobre os tomates, até ficar bem bonito, o vermelho e o verde.
Salgue ao seu gosto, eu coloco um pouco de pimenta do reino, moída na hora. Para quem gosta, vale também espremer uma metade de alho cru mesmo, e jogar na mistura, o sabor forte do alho desaparece e o molho fica mais picante. Para os mais afoitos, vale até colocar umas tirinhas minúsculas de pimenta vermelha, a dedo de moça, sem as sementes, porque ninguém quer matar ninguém. Nessa hora você experimenta os tomates, e tem que estar gostoso, se não tiver, veja o que está falatando: ou é sal, ou pimenta, ou azeite.


Pronto, aí é só fazer o macarrão de sua preferência, al dente, escorrer bem, jogar por cima dos tomatinhos e misturar. Os tomatinhos vão murchar um pouco devido à quentura da massa, mas é assim que fica bom.
Pronto.

Se houver, um pouco de parmesão ralado por cima fica bão também.

Tim tim.

6 comentários:

  1. Há rumores de que temperaturas elevadas ativam o licopeno, essa substância da qual os homens gostam tanto.

    No calor desses dias, esse belo e colorido prato será muito bem vindo!!

    ResponderExcluir
  2. Caro equilibrista,

    o que será licopeno?????????

    ResponderExcluir
  3. Prezada Lulu:
    Licopeno é uma substância presente no tomate e que possui capacidade antioxidante, sendo bastante eficaz na eliminação de radicais livres, contribuindo para a prevenção de câncer da próstata.

    Eu ficaria muito feliz se o ketchup ainda conservasse essas propriedades...

    Por onde andará K?

    ResponderExcluir
  4. Eu já fiz essa receita e agrada geral!!! O Marcelo é fã numero um dela!
    Timtim

    ResponderExcluir
  5. lulu, sempre venho aqui (indicação do alex), mas nunca havia comentado. mesmo sendo uma cozinheira amadora, adoro seus pratos, seu texto e o temperinho que você adiciona a eles. ah, e aquele seu fogão industrial é maravilhoso! ótima receita essa - e prática. bjs

    ResponderExcluir
  6. Cris,
    que legal!!! Vamos trocar receitinhas!!! :)
    Beijucas ,
    Lu.

    ResponderExcluir