terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Um bom filme ruim

Não tem nada como um bom filme ruim. Muitas vezes é tudo o que você quer, nada de bons filmes bons, que te fazem pensar, refletir sobre vida, sobre a estética do cinema, sobre enquadramentos, sobre o mundo e nossa época; nada de poética nem de poesia, às vezes, tudo que se quer é um bom filme ruim, para assistir comendo pipoca e tomando coca-cola, e torcer pelo mocinho que vai salvar o mundo democrático e livre das garras do mal, torcer pelo casal que encontrou um ao outro num ataque fuminante de paixão e luta contra as vidas que querem separá-los, rir de certo ator que se expõe ao ridículo e faz comédias ridículas, e assim por diante.

Mas há bons filmes ruins, e filmes ruins que são ruins mesmo, e pronto.

A pior coisa que pode acontecer a um filme ruim é querer ser um filme bom, ou seja, ser mordido pela mosca da pretensão e querer passar alguma mensagem, ou dar uma de moderninho. Quando querem passar alguma mensagem, teimam em terminar de uma maneira meio triste, o que é proibido para bons filmes ruins. Quando resolvem ser modernos, eles adoram, por exemplo, descontruir a narrativa: quero fazer um filme bom... como? a gente pega a mesma historinha, o mesmo enquadramento careta, o mesmo roteirinho bobo, e filma tudo, mas na hora da montagem, conta a história de trás para frente. Pronto! Começa pelo fim e vai voltando. Super moderrrno... ai que sono. Teve um época que tava ultra na moda, acho que agora acalmou um pouco, ainda bem.

Essa é outra regra importante: em bons filmes ruins não pode morrer criança, e o final tem que ser feliz. Por favor. No melhor estilo Frank Capra, em A felicidade não se compra . E se a mocinha estiver realmente doente e tiver mesmo que morrer de leucemia, que o cara se recupere ao final, reencontre a felicidade, e haja uma tomada dele andando no parque, as folhas secas caindo e os brotos da primavera surgindo do chão, e ele tem que dar um sorriso antes que os créditos finais comecem. Por favor. Depois de um bom filme ruim, tudo o que você quer fazer é ir jantar e ficar conversando sobre qualquer coisa, feliz da vidinha besta!! uma delícia.

O Diabo veste Prada podia ser um ótimo filme ruim, mas num chega lá porque sucumbe à historinha da mocinha que quer o amor, uma pena. Em cartaz, Um bom ano, é uma porcaria de filme ruim. Não agüento mais, a história do cara sufocado pelo trabalho, pelo dinheiro e pelo poder, que um dia herda uma propriedade não sei aonde ( existe também a variante: conhece e se apaixona por alguém de ideais opostos ou ganha um filho, ou um cachorro...), e descobre a verdadeira verdade sobre a vida e seus valores. Ai que sono.

Um filme nesse estilo mas excelente na categoria de filmes ruins é Um grande garoto, com o Hugh Grant. Aliás o Hugh Grant é ótimo na categoria de bons filmes ruins. Quase um selo de qualidade, eu mesma já vi Notting Hill umas quinhentas vezes. Em cartaz, O amor não tira férias é exemplar no estilo comédia-romântica-conto-de-fadas-perfeita, se você não estiver com seu coração despedaçado nem nada e gostar do gênero, não perca, um bom filme ruim, todo mundo é lindo, rico, perfeito, os malvados ficam sozinhos, tem cenas de chorar, cenas de rir e... afinal... o amor não tira férias... lindo. Leve sua namorada, que você ganha vários pontos.
Sim, se você lembrou eu também lembrei, Pretty woman é o vencedor nesse estilo, ótimo filme ruim. A chata da Meg Ryan também fez um ótimo filme ruim, com o também chato do Tom Hanks: Sleepless in Seattle ( nas ondas do amor). Meninas, se vocês não viram, peguem seus lencinhos e vão correndo assistir, é lindão e ainda faz homenagem aos filmes holywoodianos da década de 50, esses sim umas maravilhas. Na linha comédia romântica, When Harry met Sally é o filme que definiu o gênero.

Star wars é um grande exemplo de bons filmes ruins e filmes ruins que são ruins mesmo.
A primeira trilogia (a da princiesa Leia e tal, números 4, 5 e 6) atinge todo potencial e brilho que um filme ruim pode alcançar. A gente torce pelo casal, se choca quando descobre que eles eram irmãos, torce pelo outro, o Hans Solo é o próprio herói de bang bang, tem todo o lance épico de salvar o mundo das forças do mal, e os ewoks (aqueles bichinhos peludinhos que usam catapulta para matar os robôs malvados) são a coisa mais bonitinha que já andou pela face do planeta Endor.

A segunda trilogia, feita agora, é exemplar de como um filme ruim pode ser ruim mesmo, não importa quantos milhões e milhões de dólares tenham sido gastos... Você até curte ver a maquiagem e os vestidos da Princesa Amidala no começo ( e isso lá é nome de princesa?), mas depois... eu só torcia para que o chato do Jar Jar Binks morresse logo e dolorosamente.

Eu fico puta quando vejo um filme ruim ruim e que gastou milhões e milhões. É a maioria. Esses do tipo históricos, nem se fale. Tróia, Alexandre, O Gladiador... ai que saudades do Ridley Scott de Blade Runner... aliás, um ótimo filme bom (ou será que Blade Runner se encaixa na categoria de um ótimo filme ruim? hum... complexo) Thelma e Louise eu acho que é um ótimo filme bom.

Curtindo a vida adoidado é um clássico de bom filme ruim. O feitiço de áquila é outro. Todos os filmes do super homem, inclusive o último, para mim, são ótimos filmes ruins (e gente, para quem ainda não entendeu, isso é um super elogio). Os do James Bond, mesmo quando ruins, são bons filmes ruins.

Enfim, cada um tem os seus preferidos. Quais são os seus?

é isso. semana que vem eu falo do Godard que é para minha reputação de mulher intelectual não ir completamente por água abaixo...
ou não.

beijinhos a todos
Lulu.

15 comentários:

  1. Eu A-M-O Notting Hill! E choro todas as vezes que vejo! Adoro Sleepless in Seattle e Pretty Woman. Nunca vi When Harry met Sally. Aliás, adoro qualquer filme de estorinha de amor. Choro em todos e ainda bem que meus amigos não me lêem aqui.

    Mas os trash mesmo, os melhores ever são aquele de terror com orçamento 0. Plan 9, The invasion of the body snatchers... Fome animal!

    Eu ia dizer que gosto de quase tudo. Mas nem gosto. Odeio filme ruim ruim.

    E odeio ir ver filmes bons ruins. Já vi um belga que era todo feito pra jornalistas de óculos de acetato(?) preto e era uó: a câmera deve ter sido instalada no ombro feito papagaio de pirata e o filme se passava numa obra. Se eu já odeio barulho de obra real... Dormi. k

    ResponderExcluir
  2. Eu, quando vou ao cinema, gosto de desligar o célebro, então confesso que gosto de ver filmes ruins, mas que sejam bons filmes ruins, como Quem vai ficar com Mary, Quero ser John Malkovich e Donnie Darko (sim, gosto de um filme bizarro e despretensioso).

    Pela perspectiva da anfitriã, tem uns que, na minha opinião são ótimos filmes não-tão-ruins, como V de Vingança e O Labirinto do Fauno.

    Na nova saga de Star Wars, eu queria que todo mundo, principalmente o diretor, morresse (menos o Darth Maul)!

    E não me chamem pra ver um filme se for pra chorar no final (pq eu choro).

    editado

    ResponderExcluir
  3. No quesito bom-ruim, devo dizer que, além de bons filmes ruins, tb existem bons programas ruins. Nada como zerar o QI olhando as vestimentas e escutando os agradecimentos de atores, diretores, etc, na entrega dos Emmys, Oscars e Golden Globes - o último, por sinal, passou ontem. Eu só dispensava de vez os comentários supostamente engraçadinhos e, especialmente, as apresentações musicais - mas, afinal, é para isso que serve o controle remoto.

    ResponderExcluir
  4. Kquerida,
    de fato, um filme bom ruim é de encher a paicência de qualquer um, odeio também, acho que é até pior que um filme ruim ruim.

    Dona Dorothy,
    para a entrega do Oscar não quero nem saber: vou até sua casa, munida de pipoca e guaraná e pronto, fico até o show acabar, combinado?

    Equilibrista,
    te ofereço meu lencinho, mas só se vc voltar a badalar de verdade a K.
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Lulu,
    combinado. Quanto à pipoca eu até topo, mas podemos trocar o Guaraná por algo mais pé na jaca?Assim os vestidos, agradecimentos e zebras ganham um -plus a mais-.

    ResponderExcluir
  6. Dorothy,
    não esperava menos de você... hihihiih!! ;)
    Lulu.

    ResponderExcluir
  7. :(

    puxa, esqueceram do Legalmente Loira 1 e 2..

    ResponderExcluir
  8. Sim, sim!!
    Legalmente Loira 1 e 2 são um MUST!! Ótima lembrança!! e As patricinhas de Beverly Hills? A melhor adaptação já feita para o cinema de um romance da Jane Austen!!
    Boa, Dulcinha!!

    ResponderExcluir
  9. pra dizer a verdade não vi o 2 ou será que vi??... que dúvida cruel!!!

    mas o Legalmente loira 1 o que achei mais interessante foi a mensagem de auto-ajuda que o filme traz, realmente muito profundo

    já tinha me surpreendido com este fato, e outro dia, conversando com uma amiga sobre textos, livros, filme que nos transmitem força, ela me solta isso: Aquele filme Legalmente Loira (o 1), nossaaaaaa... como aprendi com aquele filme.

    na mesma hora concordei com ela e encerrei o assunto....é melhor não contrariar, né?

    ResponderExcluir
  10. adorei essas categorias, são perfeitas. o exemplo do star wars é o melhor. mas no meu mundo, superman e 007 entram em outra categoria, a dos filmes invisíveis (ou seria invíveis?). não há nada que me faça sentar para assistir a essas bombas.

    ResponderExcluir
  11. anna v,

    filmes invivíveis!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    puxa.. nem o cachinho do superhomem te comove?

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o star wars etc etc... hahahhaa quero soh ver daqui a pouco aparece um montao de nerds aqui pra te xingar.

    Eu gosto de filmes ruins, mas eu gosto mais de filmes bons mesmo - estilo Diamantes de Sangue neh (pra citar o ultimo q eu vi).

    O filmes ruins que eu mais gosto sao os epicos estilo troia e gladiador, acho que sou a unica pessoa que viu Alexandre umas 5 vezes...

    Bom, parabens pelo seu post vou acompanhar este blog de agora em diante pra ver como fica. Abraços

    ResponderExcluir
  13. salvadorcamino,

    um bom nerd que é nerd sabe da superioridade da primeira trilogia em relação à última... ;)

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com receio de perguntar a classificação que vc daria pra TITANIC... mas como acho que vc não olha comentários antigos, fica aqui a pergunta
    "ele é um otimo filme ruim???"

    ResponderExcluir